Résumé
O treinamento é um dos meios de desenvolver competências das pessoas para se tornarem mais produtivas, criativas e inovadoras, a fim de corresponderem aos objetivos organizacionais. O objetivo geral da presente pesquisa é identificar a necessidade de treinamento e desenvolvimento dos funcionários do hospital de Canhotinho. Os objetivos específicos são destacar a importância da qualidade na assistência em serviços de saúde; analisar o grau de satisfação do usuário e do servidor e salientar a educação continuada. A administração das instituições de saúde também se responsabiliza por seu desempenho, coordenando e planejando desde a implantação de rotinas, os equipamentos necessários ao seu funcionamento e até a área de Recursos Humanos. A metodologia utilizada foi através de questionários aplicados a funcionários e pacientes do Hospital de Canhotinho durante o primeiro semestre de 2010. Diante da análise dos dados ficou diagnosticada a necessidade de Treinar e Desenvolver habilidades e competências dos funcionários para que atinjam os objetivos da organização que tem como foco a excelência no atendimento. A partir dos resultados chegou-se a conclusão que se faz necessário o desenvolvimento de Recursos Humanos, pois prestar bons serviços depende da qualidade do desempenho dos funcionários. O hospital precisa enfrentar o desafio de oferecer conhecimento e oportunizar crescimento para sua equipe.
Palavras-chave: Treinamento; Desenvolvimento; Desempenho Profissional