Resumen
O objetivo da pesquisa que fundamenta este artigo foi elaborar um manual de procedimentos em gestão de compras farmacêuticas através de uma consultoria organizacional. Para alcança-lo, foi realizado o mapeamento dos processos de gestão de compras farmacêuticas, validação de processos com quem lida diretamente com as operações além da compreensão da natureza dos problemas nos processos mapeados. A pesquisa teve como suporte o referencial teórico de gestão de processos de negócio. Seu delineamento aconteceu através do método estudo de caso simples com ênfase em estudos exploratórios descritivos dos processos estudados. Os resultados revelam as etapas necessárias para a elaboração do manual de procedimentos e realização da consultoria em gestão de processos. Com base nas dificuldades enfrentadas foi proposto um novo modelo para a realização de uma consultoria em gestão de processos no ambiente hospitalar. Observou-se com o estudo a necessidade de adoção de fluxogramas em manuais de procedimentos para treinamento dos funcionários da farmácia hospitalar pesquisada, bem como para obtenção de visão sistêmica das interações entre os processos organizacionais.