Resumen
Diante da complexa definição de qualidade nos serviços de saúde, surge um novo conceito: acreditação hospitalar. Objetivou-se com este trabalho verificar como certas organizações hospitalares do sul de Minas Gerais estão implantando ou aprimorando esse processo. Para tanto, foi realizado um estudo multicaso qualitativo, estabelecendo os seguintes temas: entendendo a acreditação hospitalar; o processo de acreditação para as instituições hospitalares; aspectos facilitadores e dificultadores da acreditação hospitalar; a participação de diferentes profissionais no processo de acreditação; influências do processo de acreditação para as instituições hospitalares; utilização e compreensão de métodos e ferramentas de gestão da qualidade; pesquisa de satisfação de clientes. Ao fim deste trabalho verifica-se que existem divergências e semelhanças marcantes entre as instituições e apesar disso, a maioria das organizações hospitalares está sendo incentivada e condicionada para o alcance da certificação. Pelo o que se observa do programa nacional de acreditação, os hospitais que não alcançarem esse diferencial, irão se tornar obsoletos e incapazes de sobreviverem em um mundo competitivo.