Resumen
O presente trabalho objetiva identificar o processo de auditoria e como a mesma poderia melhorar a qualidade da assistência especializada prestada aos pacientes sob os cuidados de uma equipe multiprofissional, que prestam serviços na área da saúde. Realizada por meio de uma pesquisa quantitativa e exploratória, através de uma auditoria interna realizada no período de janeiro de 2007 a agosto de 2010 nos 6007 prontuários médicos hospitalares do HSCM, sendo também relacionadas citações bibliográficas que fazem referência ao tema proposto. Os resultados mostram que houve falhas na prescrição e evolução médica quanto ao relato da alta hospitalar, falta do relato de alta do paciente por parte de equipe de enfermagem, coleta incompleta de dados do paciente, ausência de prescrições de SADT como exames laboratoriais e Rx, porém as falhas na checagem de medicamentos por parte da equipe de enfermagem apresentaram como um dos principais problemas neste estudo, dos quais acredita-se ser o ponto mais importante e relevante a ser dissertado. Alguns artigos sugerem que a auditoria seja um instrumento essencial e preciso para o devido controle de perdas, melhoria na assistência prestada ao paciente e um importante campo de atuação para especialistas nas mais diversas áreas profissionais