Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde
AGENDAMENTO EM CENTROS CIRÚRGICOS: UMA SOLUÇÃO BASEADA NA TEORIA DA CORRENTE CRÍTICA

Resumo

Objetivo: A pesquisa tem dois objetivos, o primeiro é entender a dinâmica e as razões dos atrasos em um centro cirúrgico (CC) de um hospital de referência, localizado na cidade de São Paulo, e o segundo é propor novas políticas para o processo de agendamento de centros cirúrgicos, baseado na Teoria da Corrente Crítica (TCC).

Método: Para alcançar tais objetivos, foram utilizados o método de Estudo de Caso (YIN, 2014) e a técnica de Simulação de Eventos Discretos. No estudo de caso, foram coletados indicadores de processos, além da realização de entrevistas com gestores de todas as áreas e serviços relacionados ao CC.

Fundamentação teórica: A gestão de centros cirúrgicos é crítica em muitos hospitais, não somente pelos altos custos envolvidos, mas também pela sua complexidade. Os gestores dos CCs são desafiados a reduzirem custos e buscarem melhorias na qualidade dos serviços prestados a pacientes e cirurgiões. A gestão de um CC envolve lidar com incertezas e variabilidades relacionadas com a quantidade e com a duração de cirurgias em um hospital.  O processo de agendamento das cirurgias é crucial para o sucesso desta gestão.

Resultados: Os resultados da simulação mostram que o uso da TCC melhorou significativamente os indicadores do centro cirúrgico estudado. Mesmo mantendo o volume de cirurgias por dia, observou-se uma queda no número de cirurgias iniciando com atrasos, de 94,5% para 58,3%. O atraso médio caiu de 54' para 35', uma redução de 35%.

Conclusões e contribuições: Este trabalho procura propor soluções para gestores hospitalares com potencial efeito na redução de desperdícios nas operações dos CCs, na melhora dos indicadores de qualidade e na satisfação dos atores dos CCs e, por consequência, no aumento dos ganhos financeiros das instituições hospitalares.

https://doi.org/10.21450/rahis.v18i5.7124
PDF