Resumo
Objetivo: Identificar os requisitos e indicadores de avaliação das atividades desenvolvidas em Centrais de Abastecimento Farmacêutico (CAF) de gestão pública.
Método: Trata-se de uma scoping review realizada a partir de consulta aos bancos de dados Scopus, PubMed, Google Acadêmico, SCIELO, websites da ANVISA e do CFF.
Fundamentação teórica: As CAF centralizadas são responsáveis pelo armazenamento e distribuição de medicamentos diretamente às unidades de dispensação dos municípios. A avaliação das CAF constitui uma ferramenta de apoio à gestão no aprimoramento dos processos e redução de custos.
Resultados: Foram selecionados 57 documentos da literatura científica e cinzenta. A maior parte dos estudos demonstrou problemas com o armazenamento e distribuição de medicamentos, assim como gerenciamento de recursos humanos nas CAF. A legislação mais recente prevê mudanças no setor de logística farmacêutica. Foi elaborado um modelo com requisitos e indicadores para CAF, que considera legislação atualizada.
Conclusões: Os resultados apresentados fomentam a criação de um instrumento de avaliação para detectar oportunidades de melhoria nos estabelecimentos e direcionar a tomada de decisão.