Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde
Qualidade de Serviços Hospitalares sob a Perspectiva dos Processos de Acreditação

Resumo

A temática da qualidade de serviços hospitalares é assunto de interesse público e objeto central de muitas discussões da sociedade, figurando, inclusive, entre as principais preocupações dos gestores e usuários do sistema de saúde. Apesar do tema qualidade ser discutido, academicamente, há décadas, este tornou-se mais evidente e robusto a partir do surgimento dos processos de acreditação hospitalar, principal ferramenta utilizada pelos gestores para estruturar, validar e legitimar os processos dedicados a gestão da qualidade no ambiente hospitalar. Em face da recência do tema, nível de complexidade e interesse social acerca do assunto, este artigo objetiva compreendê-lo a partir de um estudo bibliométrico seguido de uma revisão sistemática da literatura. Para isso, foram avaliados 45 artigos selecionados nas bases de dados: Ebsco, Periódicos Capes, Scopus, Spell e Web of Science. Os resultados apontaram que a acreditação hospitalar colabora para mudanças profundas no que se refere à qualidade e segurança na assistência, mas que há incipiências e lacunas em alguns temas como: perspectiva dos pacientes com relação à qualidade e satisfação; resultados financeiros advindos da acreditação; motivos que levam ao descredenciamento de instituições; estudos comparativos das diferenças entre as exigências das diferentes entidades acreditadoras; e, estudos voltados ao comportamento do consumidor hospitalar.

https://doi.org/10.21450/rahis.v16i1.5670
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