Determinismo e Voluntarismo na Adaptação Estratégica: O Caso de uma Cooperativa Médica

Resumo

O processo de adaptação estratégica sob o contexto de mudanças é enfatizado por Hrebiniak e Joyce (1985) a partir do determinismo e do voluntarismo. Nesse sentido, a visão determinista vê o ambiente externo como elemento principal na definição das estratégias organizacionais, já visão do voluntarismo, ou de escolha estratégica, verifica nas organizações a capacidade de manipular o ambiente. O presente estudo analisa as influências do determinismo e voluntarismo no processo de adaptação estratégica de uma cooperativa médica do Estado do Rio Grande do Sul segundo o modelo de tipologia de adaptação estratégica de Hrebiniak e Joyce (1985). O método utilizado foi o estudo de caso longitudinal, utilizando os métodos da Direct Research (MINTZBERG; MCHUGH, 1985), com abordagem qualitativa e descritiva. Os resultados mostram que a capacidade de escolha estratégica foi um fator predominante nas decisões estratégicas definidas pela coalisão dominante da Cooperativa Alpha, contudo, o determinismo ambiental também foi evidenciado neste processo, ou seja, a cooperativa adaptou-se exercendo alta capacidade de escolhas estratégicas mesmo com momentos de influências oriundas do ambiente.

Biografia do Autor

Felipe Cavalheiro Zaluski, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
Mestrando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Graduado em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Bolsista PROSUC/CAPES.
Jorge Oneide Sausen, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio grande do Sul

Pós-Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor Titular no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Publicado
2018-12-27
Seção
Artigos