Empreendedorismo e Ralé Brasileira: Pequenos e Médios Negócios
Resumen
O presente artigo tem como objetivo contextualizar o empreendedorismo de uma classe social específica, a ralé brasileira. Esse termo é aqui utilizado na perspectiva de Jessé de Souza (2009), sociólogo brasileiro, para se referir à uma classe social de esquecidos e excluídos. Articulado a isso, utiliza-se o conceito de Carrieri (2012), gestão ordinária, a fim de atribuir à classe supracitada um contexto de trabalho. Ainda é de interesse uma abordagem nos moldes de Michel de Certeau (1998), analisando as estratégias e táticas desenvolvidas por tais empreendedores no cotidiano de seus negócios. O trabalho consiste em pesquisa qualitativa de caráter descritivo, a fim de apresentar e desenvolver o tema a partir do relato de entrevistados.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).