TENDÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕES NA REPRESENTAÇÃO POLÍTICA: UMA ANÁLISE MULTIDISCIPLINAR ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX.
Abstract
O presente texto examina a representação política ao longo dos séculos XX e XXI, com uma contextualização histórica desde Atenas até os tempos modernos, destacando a evolução da representação política e como os sistemas políticos se legitimam por meio dela. Foi utilizado uma revisão bibliográfica fundamentada em Manin (1997), Norris (1999), Pitkin (1983), Dahl (2001), Lijphart (2003) e Santos (2013).
A discussão se concentra em definições de representação política e a conexão entre representação política e cenário social, evidenciando como as ações dos representantes moldam a democracia e podem alterar o cenário vigente ou reformular o sistema de governo. Ao analisar o impacto social e o cenário democrático, ilustramos como os representantes podem influenciar as estruturas políticas vigentes. Este artigo oferece uma análise das estruturas políticas representativas, destacando suas mudanças ao longo do tempo e a busca pela legitimidade nos processos que garantem uma representação política eficaz na democracia.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).