A WORLD WIDE WEB COMO UMA TECNOLOGIA DE PROPÓSITOS GERAIS
Abstract
A World Wide Web (WWW), criada por Tim Berners-Lee em 1989, foi concebida como um meio de facilitar e globalizar o acesso à informação (Berners-Lee, Fischetti & Foreword By-Dertouzos, 2000). O desenvolvimento dessa tecnologia foi influenciado por diversas fontes e ideias preexistentes, como as contribuições de seus pais, matemáticos que trabalharam no computador comercial Mark I, e intelectuais como Vannevar Bush (1945) e Ted Nelson, que propuseram conceitos preliminares de hipertexto. Berners-Lee, formado em física pela Oxford University e trabalhando no CERN, utilizou sua experiência para integrar ideias de hipertexto com uma rede de informações global, resultando na invenção do HTML, HTTP, e URIs que formam a base da comunicação na WWW. Essa inovação não só expandiu o acesso à informação como também estabeleceu um modelo de dados interconectados que pode ser acessado globalmente, sem restrições de royalties, promovendo um intercâmbio de informações sem precedentes na história da tecnologia da informação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).