A Relação Trabalho-Gênero retrógrada na América Latina e suas consequências para o desenvolvimento regional do continente
Abstract
Atualmente, na América Latina, ainda existe um panorama de desvalorização e inviabilização da participação da mulher no mercado de trabalho. Nesse sentido, objetivando demonstrar como a relação trabalho-gênero permanece retrógrada na região, será realizada uma abordagem tripla no que tange a situação laboral das mulheres, através de uma revisão bibliográfica, principalmente das autoras Helena Hirata, Danièle Kergoat e Helen Saffioti, pois será evidenciado como as trabalhadoras são marginalizadas em diversos aspectos, isto é, na dimensão do mercado de trabalho - pois existe um diferencial de ocupação e salário, desemprego e desalento - na dimensão do trabalho reprodutivo - porque elas se submetem a jornadas duplas e triplas para conseguir manter as suas casas - e na dimensão da desigualdade do poder - devido ao patriarcado e ao machismo. Por fim, se concluirá que a não superação da relação trabalho-gênero retrógrada prejudica o desenvolvimento da região.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).