A Relação Trabalho-Gênero retrógrada na América Latina e suas consequências para o desenvolvimento regional do continente

Authors

  • Vivian Silveira Martins Cal Duarte UFMG

Abstract

Atualmente, na América Latina, ainda existe um panorama de desvalorização e inviabilização da participação da mulher no mercado de trabalho. Nesse sentido, objetivando demonstrar como a relação trabalho-gênero permanece retrógrada na região, será realizada uma abordagem tripla no que tange a situação laboral das mulheres, através de uma revisão bibliográfica, principalmente das autoras Helena Hirata, Danièle Kergoat e Helen Saffioti, pois será evidenciado como as trabalhadoras são marginalizadas em diversos aspectos, isto é, na dimensão do mercado de trabalho - pois existe um diferencial de ocupação e salário, desemprego e desalento - na dimensão do trabalho reprodutivo - porque elas se submetem a jornadas duplas e triplas para conseguir manter as suas casas - e na dimensão da desigualdade do poder - devido ao patriarcado e ao machismo. Por fim, se concluirá que a não superação da relação trabalho-gênero retrógrada prejudica o desenvolvimento da região. 

Published

2024-12-23

How to Cite

SILVEIRA MARTINS CAL DUARTE, V. A Relação Trabalho-Gênero retrógrada na América Latina e suas consequências para o desenvolvimento regional do continente . Revista Multiface Online, [S. l.], v. 11, n. 1, 2024. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/multiface/article/view/8243. Acesso em: 25 dec. 2024.