O Cerrado e a Difusão Urbano-Industrial
Keywords:
urbanização, modernização, cerrado, agroindústriaAbstract
O presente texto foi escrito como artigo final para a disciplina “Questão Urbana no Brasil: Natureza e Manifestações Contemporâneas” e discute a questão da expansão do tecido urbano-industrial no Cerrado ao apresentar como num lapso, de não mais de 40 anos, o território (num sentido realmente de lugar/pertencimento) têm se transformado num espaço (abstrato) quase que totalmente integrado a economia mundial nos mais diversos circuitos (seja financeiro, seja científico e, no limite, cultural). Aqui será realçada a centralidade do modelo de modernização agrícola - pois em função do seu caráter técnico-científico-informacional - necessitava de um avanço e da complexificação da urbanização brasileira para se concretizar.References
BERNARDES, Júlia Adão. Novas fronteiras do capital no cerrado: dinâmica e contradições da expansão do agronegócio na região Centro-Oeste, Brasil. Scripta Nova: revista electrónica de geografía y ciencias sociales, v. 19, 2015.
BESSA, Kelly Cristine. Reestruturação da Rede Urbana Brasileira e Cidades Médias: O Exemplo de Uberlândia (MG). Caminhos de geografia, v. 6, n. 16, 2005.
CANDIDO, Antônio. Os Parceiros do Rio Bonito: estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos seus modos de vida. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 11 ed, 2010.
DINIZ, Clélio Campolina. O Paradoxo Mineiro: Fortalecimento Econômico e Enfraquecimento Político. Anais do III Seminário sobre Economia Mineira, 1986.
DINIZ, Bernardo Palhares Campolina. O grande cerrado do Brasil Central: geopolítica e economia. 2006. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
DOS SANTOS, Mauro Augusto et al. Minas Gerais e o Marco Inicial da Ocupação do Cerrado Brasileiro: O Papel do Estado .Redes, v. 19, n. 1, p. 261-275, 2014.
GUIMARÃES, Eduardo Nunes. A influência paulista na formação econômica e social do triângulo mineiro. Anais do XI Seminário Sobre a Economia Mineira. v. 16, 2004.
LEMOS, Mauro Borges et al. A nova configuração regional brasileira e sua geografia econômica. Estudos Econômicos, v. 33, n. 4, p. 665-700, 2003.
MAGNOLI, Demétrio. O Estado em busca do seu território. Terra Brasilis (Nova Série). Revista da Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica, n. 4-5, 2003.
MONTE-MÓR, Roberto Luís; O que é o urbano no mundo contemporâneo. Belo Horizonte: Cedeplar, 2006 (Texto para Discussão, n. 281).
MONTE-MÓR, Roberto Luís; Urbanização, sustentabilidade, desenvolvimento: complexidades e diversidades contemporâneas na produção do espaço urbano. In Costa, G.M; Costa, H.S.M & Monte-Mór, R.L. (2015) Teorias e Práticas Urbanas: condições para a sociedade urbana. Belo Horizonte: Ed. C/Arte, pp. 55-69.
NABUCO, Maria Regina; LEMOS, Mauro Borges; PAIVA, P. A rota do capital agrícola em Minas Gerais na década de oitenta. PAIVA, P. Minas em questão. Belo Horizonte: CEDEPLAR/UFMG, p. 89-104, 1988.
OLIVEIRA, Francisco de. A economia brasileira: crítica à razão dualista. Editora Vozes, 1981.
RIBEIRO, A.E.M. ; A exploração empresarial dos cerrados mineiros. In: III Seminário sobre a Economia Mineira, 1986, Diamantina. Anais do III Seminário sobre a Economia Mineira. Belo Horizonte: CEDEPLAR/ Universidade Federal de Minas Gerais, 1986. v. 1. p. 171-181
RIBEIRO, Darcy. O Brasil Caipira. In: O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das letras, 1995.
RIBEIRO, Ricardo Ferreira. Florestas anãs do sertão: o cerrado na história de Minas Gerais. Autêntica, 2005.
RIBEIRO, Ricardo Ferreira. Sertão, lugar desertado: o cerrado na cultura de Minas Gerais. Autêntica, 2006.
RISÉRIO, Antonio. A cidade no Brasil. Editora 34, 2012.
ROMEIRO, Ademar Ribeiro. O modelo euro-americano de modernização agrícola. Nova Economia, v. 2, n. 2, p. 175-197, 1991.
SANTOS, Milton. O meio técnico-científico e a urbanização no Brasil. Espaço e Debates, v. 25, p. 58-62, 1988.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. Edusp, 2006.
SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. Edusp, 2005.
SANTOS, Milton. O trabalho do geógrafo no Terceiro Mundo. Hucitec, 1996.
SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo: Hucitec, 1994.
SOARES, Beatriz Ribeiro. Urbanização no cerrado mineiro: o caso do Triângulo Mineiro. SILVA, JB et. al. A cidade e o urbano. Fortaleza: EUFC, p. 105-130, 1997.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).