Economia Globalizada e a Escola Austríaca: Uma Breve Análise Sobre a Regulação no Comércio Internacional
Resumo
A Escola Austríaca, com base no liberalismo clássico, defende a liberdade econômica e a mínima intervenção estatal, destacando o subjetivismo na teoria do valor e o individualismo metodológico. Na esfera do comércio internacional, enfatiza a alocação eficiente de recursos através do livre mercado, criticando as intervenções governamentais. No entanto, crises financeiras, como as de 2008 e a pandemia de COVID-19, revelam as limitações dessa abordagem para garantir estabilidade global e direitos trabalhistas e ambientais. A ausência de regulação pode causar práticas desleais, monopólios e desigualdades, evidenciando a necessidade de equilíbrio entre liberdade de mercado e intervenções regulatórias para mitigar crises e promover sustentabilidade e justiça econômica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).