TENDÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕES NA REPRESENTAÇÃO POLÍTICA: UMA ANÁLISE MULTIDISCIPLINAR ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX.

Autores

  • Adriel Lemos Ferreira UFMG
  • Ana Carolina Gomes Pantoja UFMG
  • Carolina Fonseca UFMG
  • Danielle Souza Silva Pinto Universidade Federal de Minas Gerais
  • Giovanni Henrique Verri UFMG
  • Vitória Amaral Gonçalves UFMG

Resumo

O presente texto examina a representação política ao longo dos séculos XX e XXI, com uma contextualização histórica desde Atenas até os tempos modernos, destacando a evolução da representação política e como os sistemas políticos se legitimam por meio dela. Foi utilizado uma revisão bibliográfica fundamentada em Manin (1997), Norris (1999), Pitkin (1983), Dahl (2001), Lijphart (2003) e Santos (2013).

A discussão se concentra em definições de representação política e a conexão entre representação política e cenário social, evidenciando como as ações dos representantes moldam a democracia e podem alterar o cenário vigente ou reformular o sistema de governo. Ao analisar o impacto social e o cenário democrático, ilustramos como os representantes podem influenciar as estruturas políticas vigentes. Este artigo oferece uma análise das estruturas políticas representativas, destacando suas mudanças ao longo do tempo e a busca pela legitimidade nos processos que garantem uma representação política eficaz na democracia.

Downloads

Publicado

2024-12-23

Como Citar

LEMOS FERREIRA, A.; GOMES PANTOJA, A. C.; FONSECA, C.; SOUZA SILVA PINTO, D.; HENRIQUE VERRI, G.; AMARAL GONÇALVES, V. TENDÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕES NA REPRESENTAÇÃO POLÍTICA: UMA ANÁLISE MULTIDISCIPLINAR ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX. Revista Multiface Online, [S. l.], v. 11, n. 1, 2024. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/multiface/article/view/8675. Acesso em: 24 dez. 2024.