A Relação Trabalho-Gênero retrógrada na América Latina e suas consequências para o desenvolvimento regional do continente
Resumo
Atualmente, na América Latina, ainda existe um panorama de desvalorização e inviabilização da participação da mulher no mercado de trabalho. Nesse sentido, objetivando demonstrar como a relação trabalho-gênero permanece retrógrada na região, será realizada uma abordagem tripla no que tange a situação laboral das mulheres, através de uma revisão bibliográfica, principalmente das autoras Helena Hirata, Danièle Kergoat e Helen Saffioti, pois será evidenciado como as trabalhadoras são marginalizadas em diversos aspectos, isto é, na dimensão do mercado de trabalho - pois existe um diferencial de ocupação e salário, desemprego e desalento - na dimensão do trabalho reprodutivo - porque elas se submetem a jornadas duplas e triplas para conseguir manter as suas casas - e na dimensão da desigualdade do poder - devido ao patriarcado e ao machismo. Por fim, se concluirá que a não superação da relação trabalho-gênero retrógrada prejudica o desenvolvimento da região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).