MUNDO DO TRABALHO NO SÉCULO XXI: NOVOS E VELHOS DESAFIOS?
DOI:
https://doi.org/10.25113/farol.v10i27.7912Palavras-chave:
Mundo do trabalho, Século XXIResumo
Texto de apresentação do dossiê temático "Mundo do trabalho no Século XXI: novos e velhos desafios?".
Referências
Antunes, Ricardo (1999). Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo.
Bourdieu, Pierre, Chamboredon, Jean-Claude, & Passeron, Jean-Claude (2015). Ofício de sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia. Petrópolis: Vozes.
Burawoy, Michael (1990). The politics of production: factory regimes under capitalism and socialism. London: Verso.
Costa, Elizardo S. & Almada, Pablo (Orgs.) (2021). Trabalho e pluralidade epistemológica. Curitiba: CRV.
Costa, Elizardo S. & Almada, Pablo (2018). Mundo do trabalho e pluralidade epistemológica: uma contribuição para o estudo da precariedade. Sociologia, XXXV, 161-179.
Costa, Elizardo S. & Costa, Hermes A. (2018). Precariousness and call centre work: operators’ perceptions in Portugal and Brazil. European Journal of Industrial Relations, 24(3), 243–259.
Estanque, Elísio & Costa, Hermes A. (2018). Trabalho e desigualdades no Século XXI: velhas e novas linhas de análise. Revista Crítica de Ciências Sociais, n.spe, 261-290.
Mills, Charles W. (1982). A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar.
Santos, Boaventura S. (2019). O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica.
Santos, Boaventura S. (2006). A gramática do tempo: para uma nova cultura política. Porto: Afrontamento.
Véras de Oliveira, R., Ramalho, José R., & Rosenfield, Cinara (2019). A sociologia do trabalho e suas interfaces: trajetória e tendências atuais. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, 90, 1-28.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Elizardo Scarpati Costa, Pablo Emanuel Romero Almada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Assume-se que em qualquer das modalidades de contribuições aceitas pela Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, ao submeter um trabalho, o(s) autor(es) se reconhece(m) como detentor(es) do direito autoral sobre ele e autoriza(m) seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído, adaptado e impresso, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original. Em caso de aprovação do trabalho para publicação, os direitos autorais (inclusive os direitos de tradução) são exclusivamente do(s) autor(es).
Os autores devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).