DA APATIA À EMPATIA NA PESQUISA ENGAJADA: MARCAS INDELÉVEIS DA LAMA QUE TUDO TRANSFORMOU

Autores

  • Armindo dos Santos de Sousa Teodósio Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas); Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PROCAM) do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP). http://orcid.org/0000-0002-7835-5851

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v9i25.7527

Palavras-chave:

Brumadinho, Pesquisa Engajada, Empatia, Crime Corporativo, Extensão Universitária

Resumo

Este é um relato de um pesquisador que teve sua vida transformada pelo tragédia derivada de crime corporativo acontecido em Brumadinho, Minas Gerais, no dia 25 de janeiro de 2019.

Biografia do Autor

Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas); Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PROCAM) do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP).

Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração (PPGA) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Pesquisador das áreas de Gestão Social e Ambiental, Políticas Públicas e Estudos Organizacionais. Líder do Núcleo de Pesquisas em Ética e Gestão Social (NUPEGS) do PPGA da PUC Minas. Seus interesses de pesquisa concentram-se em Organizações da Sociedade Civil, Movimentos Sociais, Responsabilidade Socioambiental de Empresas, Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável. Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Mestre em Ciências Sociais (Gestão de Cidades) pela PUC Minas e Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federa de Minas Gerais (UFMG). Desenvolve seu Pós-Doutoramento no Programa de Ciências Ambientais (PROCAM) do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP), estudando a relação de organizações dos catadores de materiais recicláveis com atores do Estado, mercado e sociedade civil na governança urbana.

Referências

-

Downloads

Publicado

2022-12-19

Edição

Seção

Depoimentos