DIÁLOGOS E CONVERSAÇÕES COM A ECONOMIA POLÍTICA DO PODER
DOI:
https://doi.org/10.25113/farol.v8i22.6678Palavras-chave:
Economia Política do Poder, Teoria Crítica, Filosofia da LinguagemResumo
Ao receber esse convite para escrever um texto para compor a edição especial da Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade em homenagem ao professor José Henrique de Faria, busquei transmitir algumas razões pelas quais o pensamento e a pessoa desse professor e pesquisador foram e são tão importantes para minha constituição como ser humano, discutindo três características marcantes e completamente relacionadas de sua pessoa, obra e trajetória: a docência, a militância política e o seu pensamento. Posteriormente, antes das considerações finais, discuto como vejo a possibilidade de diálogos e conversações com a Economia Política do Poder, assim como suas contribuições do ponto de vista de discurso e linguagem, a partir de uma perspectiva inspirada, sobretudo, na filosofia deleuziana.
Referências
Deleuze, Gilles (1992). Conversações. São Paulo: Editora 34.
Deleuze, Gilles (2006). Diferença e repetição. São Paulo: Editora Graal.
Deleuze, Gilles & Guattari, Félix (2000). Postulados da linguística In Gilles Deleuze & Feliz Guattari. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia (pp. 11-91). São Paulo: Editora 34.
Deleuze, Gilles & Guattari, Félix (1992). O que é a filosofia? São Paulo: Editora 34.
Faria, José H. (2017). Poder, controle e gestão. Curitiba: Juruá.
Faria, José H. (2004). Economia política do poder: fundamentos (v. 1). Curitiba: Juruá, 2004.
Garrido, Luis F. (2017). Sin título. Deleuze 68. Materiales: historia sobre repetición. Astrolabio. Revista Internacional de Filosofía, 20, 72-81.
Honneth, Axel (2009). Una patología social de la razón: sobre el legado intelectual de la teoría crítica. In Axel Honneth. Patologías de la razón – historia y actualidad de la teoría crítica (pp. 27-53). Madrid: Katz.
Nietzsche, Friedrich (2007). Sobre a verdade e a mentira no sentido extra-moral. São Paulo: Hedra.
Pulgar Moya, Pablo, Narváez León, Angelo (2019). Deleuze y la virtual inmanencia de Marx. Elementos primarios. La Deleuziana – Una Revista Che Desidera. n.spe, 36-43.
Wittgenstein, Ludwig (1994). Investigações filosóficas. Petrópolis: Vozes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Diego Iturriet Dias Canhada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Assume-se que em qualquer das modalidades de contribuições aceitas pela Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, ao submeter um trabalho, o(s) autor(es) se reconhece(m) como detentor(es) do direito autoral sobre ele e autoriza(m) seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído, adaptado e impresso, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original. Em caso de aprovação do trabalho para publicação, os direitos autorais (inclusive os direitos de tradução) são exclusivamente do(s) autor(es).
Os autores devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).