A TAREFA DE ARRUMAR O ARMÁRIO: ENCICLOPÉDIAS DE CIÊNCIA, COLAGENS E RECRIAÇÃO A PARTIR DE UM PASSADO EMPOEIRADO

Autores

  • Clarissa Reche Nunes da Costa IFCH, UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v9i24.6494

Palavras-chave:

Colagem, Enciclopédia, Ciência, Feminismo, Conhecimento

Resumo

Apresento um ensaio composto por oito colagens, confeccionadas a partir de recortes e sobreposições de imagens e palavras retiradas de volumes sortidos de duas enciclopédias de ciências, ambas editadas durante a década de 1970 e de circulação nacional. Não realizei nenhum tipo de interferência nas imagens ou nas frases utilizadas, procurei apenas reorganizar estes “blocos” que havia previamente isolado do contexto inicial onde repousavam. Esse exercício de reorganização vai de encontro com propostas discutidas por filósofas que trabalham no entrelaçamento entre feminismo e ciência e que apontam para a habilidade da recriação como ferramenta teórica e prática capaz de fomentar alternativas para novas formas possíveis de produção de conhecimento.

Referências

Anzaldúa, Glória (2000). Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do Terceiro Mundo. Estudos Feministas, 8(1), 229-236.

Didi-Huberman, Georges (2015). Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: UFMG.

Ernst, Max (1974). Maximiliana, l’exercice illégal de l’astronomie. München: Bruckmann apud Passetti, Dorothea V. (2007). Colagem: arte e antropologia. ponto-e-vírgula, 1, 11-24.

Haraway, Donna (1995). Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, 5, 7-41.

Kamenszain, Tamara (2000). Bordado y costura del texto. Historias de amor (y otros ensayos sobre poesía). Buenos Aires: Paidós.

Passetti, Dorothea V. (2007). Colagem: arte e antropologia. ponto-e-vírgula, 1, 11-24.

Stengers, Isabelle, Despret, Vinciane (2015). Entrevista com Isabelle Stengers e Vinciane Despret. [Entrevista concedida a] Oiara Bonilla e Tatiana Roque. Revista DR (1). Recuperado em outubro de 2020. Disponível em: http://revistadr.com.br/posts/entrevista-com-isabelle-stengers-e-vinciane-despret-2/.

Stengers, Isabelle, Dias, Jamille P. Dias, Borba, Maria, Vanzolini, Marina, Sztutman, Renato, Schavelzon, Salvador (2016). Uma ciência triste é aquela em que não se dança. Conversações com Isabelle Stengers. Revista de Antropologia, 59(2), 155-186.

Downloads

Publicado

2022-11-25

Edição

Seção

Registros fotográficos