CULTURA, DESENVOLVIMENTO E ORGANIZAÇÕES: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NA TRAJETÓRIA DE TÂNIA FISCHER

Autores

  • Marcelo Dantas Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v5i12.4798

Palavras-chave:

Cultura, Organizações Locais, Identidade, Interculturalidade, Gestão Social.

Resumo

Cultura, desenvolvimento e organizações são temas caros para a Administração. São enfoques de pesquisa, ensino e extensão que ganharam espaço no meio acadêmico há algumas décadas. Neste artigo, discutimos a contribuição inovadora para esses temas que é trazida pela professora Tânia Fischer, ao longo de sua trajetória, onde se incluem as questões de identidade, interculturalidade, organizações locais, territorialidade, a gestão social. A criação de instituições sólidas e dinâmicas que têm contribuído para o avanço da Administração do Brasil também marcam a trajetória deste acadêmica inovadora.

Biografia do Autor

Marcelo Dantas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Sociologia pela Universidade de Paris VII – Dennis Diderot. Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. 

Referências

Fischer, T. (2002). Gestão do desenvolvimento e poderes locais: marcos teóricos e avaliação. Salvador: Casa da Qualidade.

Fischer, T. (1996a). Teias urbanas, puzzles organizativos: inovações, continuidades e ressonâncias culturais. Anais do Encontro Nacional da ANPAD. Rio de Janeiro, RJ, Brasil, XX.

Fischer, T. (1996b). Carnaval baiano: negócios e oportunidades. Brasília: SEBRAE.

Fischer, T. (1993). Poder local: governo e cidadania. Rio de Janeiro: FGV.

Fischer, T. (1984). O ensino de administração pública no Brasil: os ideais do desenvolvimento e as dimensões da racionalidade. Tese de doutorado, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Fischer, T., Dantas, M., Litaiff, F., & Mendes, V. (1993). Olodum: a arte e o negócio. Revista de Administração de Empresas, 33(2), 90-99.

Fischer, T., França Filho, G., & Santana, M. (1993). Em nome de Deus, uma ordem na pólis: o Mosteiro de São Bento da Bahia. Anais do Encontro Nacional da ANPAD. Salvador, BA, Brasil, XXVII.

Fischer, T. & Maximiano, A. (1987). Casos de gerência de transportes urbanos. Salvador: EBTU.

Fischer, T. & Nascimento, J. (1994). O capo no jogo do bicho: uma Organização Para Todos. Organizações & Sociedade, 2(3), 121-129.

Fischer, T., Roesch, S., & Melo, V. P. (2006). Gestão do desenvolvimento territorial e residência social – casos para ensino. Salvador: UFBA/CIAGS/UFBA.

Downloads

Publicado

2018-05-21

Edição

Seção

Homenagem a Tânia Fischer