A BUSCA POR UM TRABALHO SUPORTÁVEL: TODO HOMEM QUER SER SUJEITO DE SUAS NORMAS

Autores

  • Flávio Fernandes Fontes Professor Adjunto do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte. http://orcid.org/0000-0003-2036-8147

Palavras-chave:

psicologia do trabalho, clínica da atividade, saúde ocupacional

Resumo

Apresentamos uma resenha do livro “Le travail, peut-il devenir supportable?”, de autoria de Yves Clot e Michel Gollac. Descrevemos de maneira breve o conteúdo presente em seus 5 capítulos e realizamos algumas apreciações críticas, utilizando o conteúdo de outras resenhas do mesmo livro e referências bibliográficas sobre o tema. Os autores defendem que a maior participação dos trabalhadores na organização do próprio trabalho apresenta consequências benéficas para a saúde psíquica. Concluímos que o texto resenhado apresenta uma contribuição para a discussão do sofrimento presente no contexto de trabalho, na medida em que os riscos de promover mais democracia são assumidos na prática da pesquisa em psicologia.  

Biografia do Autor

Flávio Fernandes Fontes, Professor Adjunto do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Professor Adjunto do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Referências

Bouffartigue, P. (2014). Yves Clot et Michel Gollac, Le travail peut-il devenir supportable?? La Nouvelle Revue du Travail, 5, s. p.

Canguilhem, G. (2014). Milieu et normes de l’homme au travail. In: G. Canguilhem Ouvres Complètes, tome IV. Résistance, philosophie biologique et histoire des sciences 1940-1965 (pp. 291–306). Paris: J. Vrin. [1947]

Clot, Y. (2013). O ofício como operador de saúde. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 16(spe), 1-11.

Clot, Y. & Gollac, M. (2014). Le travail peut-il devenir supportable ? Paris: Armand Colin.

Gonnet, A. (2015). Le travail peut-il devenir supportable?? Y. Clot & M. Gollac. Sociologie du Travail, 57(3), 380-381.

Leplat, J. (2014). Le travail peut-il devenir supportable?? De Clot et Gollac. Pistes: Perspectives Interdisciplinaires Sur le Travail et la Santé, 16(4), 1-4.

SEBRAE. (2014). Participação das micro e pequenas empresas na economia brasileira. Brasília: SEBRAE.

Downloads

Publicado

2017-12-27

Edição

Seção

Resenhas