CINEMA, TRABALHO E SUBJETIVIDADE: MICRONARRATIVAS SOBRE SUBJETIVAÇÕES EM BOI NEON

Autores

  • Igor Baptista de Oliveira Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vanessa Amaral Prestes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Aline Mendonça Fraga

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v5i14.4256

Palavras-chave:

Cinema, Trabalho, Subjetividade, Boi Neon

Resumo

Neste artigo, propomos analisar como as performances de gênero ao longo do filme Boi Neon se engendram a partir de dispositivos de subjetivação marcantes em nossa contemporaneidade como trabalho e sexualidade. O filme explora um horizonte agreste e seco de potencialidades de trabalho e de vida que produz, ao contrário do que se espera, profusões de fazeres criativos e de estilísticas do viver que não seguem os moldes do regime de verdade do nosso tempo. Dessa forma, abriu espaço para refletirmos sobre o quanto se produz e se vive em lugares que parecem pouco transformados pela lógica moderna do trabalho. O percurso metodológico foi delineado pela produção de micronarrativas fluidas, que dizem sobre como a narrativa de Boi Neon nos afetou. As micronarrativas produzidas colocam em pauta o processo de criação de exercícios reflexivos que se revelam como alternativa à existência assujeitada, em especial no âmbito do trabalho.

Biografia do Autor

Igor Baptista de Oliveira Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/EA/UFRGS). Desenvolve estudos na área de Gestão de Pessoas e dos Estudos Organizacionais, com ênfase na análise do discurso e da estética na formação do administrador.

Vanessa Amaral Prestes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/EA/UFRGS). Desenvolve estudos área de Gestão de Pessoas e dos Estudos Organizacionais, com ênfase na articulação dos eixos Trabalho, Mobilidade e Subjetividade.

Aline Mendonça Fraga

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/EA/UFRGS). Principais temas de interesse: Carreira, Mobilidade, Expatriação, Gênero e Relações de trabalho.

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Publicado

2019-02-09

Edição

Seção

Dossiê "Cinema: Trabalho, Organizações e Sociedade"