ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA: ENSINO, PESQUISA E PRÁTICA
Resumo
O texto faz uma breve reflexão do capitalismo contemporâneo e de suas falsas promessas de bem-estar social. O discurso da modernidade, da prosperidade e da paz perpetua se desfaz diante das estatísticas de acumulação da riqueza e distribuição da pobreza extrema. A causa disso é um modelo de gestão que mina a democracia e torna mais difícil o desenvolvimento da humanidade. Para discutir e debater essa conjuntura, apresentamos os fundamentos dos trabalhos que compuseram o dossiê Administração Política: ensino, pesquisa e prática, publicado nesta edição especial da Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade. O dossiê sintetiza o esforço coletivo de um grupo de estudiosos que formam a Rede de Pesquisa em Administração Política (RPAP).
Referências
Ribeiro, J. U. (2006) [1968]. Política e administração. Organizações & Sociedade, 13(37), 164-193.
Santos, R. S. (2004). A administração política como campo de conhecimento. São Paulo: Mandacaru.
Santos, R. S. & Ribeiro, E. M. (1993). A administração política brasileira. Revista de Administração Pública, 27(4), 102-135.
Santos, R. S., Ribeiro, E. M., & Santos, T. C. S. (2009). Bases teórico-metodológicas da administração política. Revista de Administração Pública, 43(4), 914-941.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Assume-se que em qualquer das modalidades de contribuições aceitas pela Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, ao submeter um trabalho, o(s) autor(es) se reconhece(m) como detentor(es) do direito autoral sobre ele e autoriza(m) seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído, adaptado e impresso, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original. Em caso de aprovação do trabalho para publicação, os direitos autorais (inclusive os direitos de tradução) são exclusivamente do(s) autor(es).
Os autores devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).