REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA RSE EM CENÁRIOS DE CONFLITO SOCIOAMBIENTAL: O CASO DA SIDERÚRGICA CSA NA PERIFERIA CARIOCA DE SANTA CRUZ

  • Janaína Pinto Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul
Palavras-chave: Responsabilidade social empresarial, Conflito socioambiental, Recursos naturais, Comunidade, Empresa

Resumo

A maior usina siderúrgica integrada da América Latina e uma pequena comunidade residente da metrópole carioca vivem há doze anos um conflito socioambiental de natureza crônica. Os impactos começaram junto com as obras de instalação e seguem até os dias de hoje. Nesse cenário, a Responsabilidade Social Empresarial é vista pela perspectiva da justiça ambiental como um instrumento corporativo de dissimulação da lógica que norteia a interação entre companhias e comunidades: a imposição das necessidades industriais como mais importantes que o respeito aos direitos humanos da vizinhança. O que se vê no caso da RSE desempenhada pela CSA é uma empresa violadora de direitos oferecer programas voltados para melhorias pontuais na educação e no lazer de um território sem, no entanto, admitir a urgência em se estabelecerem relações estruturalmente mais horizontais com as comunidades vizinhas.

Referências

CHANDLER JR., A. D. Ensaios para uma teoria histórica da grande empresa. Rio de Janeiro: FGV, 1998. p. 119-140; 303-342.

HALL, R. Organizações: estrutura e processo. Rio de Janeiro: Prentice-Hall, 1984. cap. 3,, 4, 5, 6, 11 E 12. (txt 1583, 1584)

LAWRENCE, P. R; LORSCH, J. W. As empresas e o ambiente. Petrópolis: Vozes, 1973. Cap. 1, 2, 4 e 8 (T. Contigencial)

KATZ, D.; KAHN, R. L. Psicologia social das organizações. São Paulo: Atlas, 1976. Cap. 2, 3 e 4 (Sistemas); Cap 4 (Estrutura)

PERROW, C. Análise organizacional: um enfoque sociológico. São Paulo: Atlas, 1972. Cap. 4 (Ambiente)

THOMPSON, J. D. Dinâmica organizacional. São Paulo: McGraw-Hill, 1976. Cap 5 (Tecnologia e estrutura)

WOODWARD, J. Organização industrial: teoria e prática. São Paulo: Atlas. 1977. Cap 2, 3, 4 e 5.

Publicado
2019-05-27
Seção
Dossiê "'Da Lama ao Caos'"