PRESSUPOSTOS PARA O ESTUDO DA LIDERANÇA COMO UM FENÔMENO DISCURSIVO E SOCIALMENTE CONSTRUÍDO
Palavras-chave:
liderança, discurso, construção social, processo de liderança, liderança discursiva.Resumo
Apesar de estudos recentes contribuírem para o entendimento da liderança como fenômeno discursivo e socialmente construído, um problema permanece saliente: como distinguir a liderança dentre outras formas de discurso nas organizações? Este artigo busca mitigar esse problema ao delinear pressupostos para o estudo da liderança como um fenômeno discursivo. Combinando a teoria relacional e a teoria de atividade, o artigo delineia pressupostos para o estudo da liderança discursiva. Os pressupostos são aplicados em um estudo de caso de um projeto de voluntariado da comunidade acadêmica da UFSC. Resultados demonstram que os pressupostos auxiliam a distinguir a liderança discursiva de outros discursos na organização pesquisada, na medida em que a primeira emerge de um processo de construção coletiva de comprometimento, alinhamento e direcionamento distinto dos discursos pré-existentes. O artigo conclui com uma apreciação crítica das vantagens e desvantagens da abordagem proposta.
Referências
Alvesson, M. & Karreman, D. (2000a). Varieties of discourse: on the study of organizations through discourse analysis. Human Relations, 53(9): 1125-1149.
Alvesson, M. & Kärreman, D. (2000b). Taking the linguistic turn in organizational research: challenges, responses, consequences. The Journal of Applied Behavioral Science, 36(2), 134-156.
Alvesson, M. & Spicer, A. (2012). Critical leadership studies. Human Relations, 65(3), 367-390.
Baker, R. A. (2001). The nature of leadership. Human Relations, 54(4), 469-494.
Blackler, F., Crump, N., & Mcdonald, S. (2000). Organizing processes in complex activity networks, Organization, 7(2), 277-300.
Blackler, F., Crump, N., & Mcdonald, S. (1999). Managing experts and competing through innovation: An activity theoretical analysis. Organization, 6(1), 5-31.
Bolden, R. (2011). Distributed leadership in organizations: a review of theory and research. International Journal of Management Reviews, 13(3), 251-269.
Bradbury, H. & Lichtenstein, B. M. B. (2014). Relationality in organizational research: Exploring the space between. Organization Science, 11(5), 551-564.
Brasil. (2006). Política nacional de práticas integrativas e complementares no SUS-PNPIC-SUS, Brasília: Ministério da Saúde.
Brown, M. E. & Gioia, D. A. (2002). Making things click distributive leadership in an online division of an online organization. The Leadership Quarterly, 13(4), 397-419.
Bryman, A. (2004). Qualitative research on leadership: a critical but appreciative review. Leadership Quarterly, 15(6), 721-891.
Bryman, A. (1992). Charisma and leadership in organizations. London: Sage.
Bryman, A, Collinson, D., Grint, K., Uhl-Bien, M., & Jackson, B. (Eds.). (2011). The Sage handbook of leadership. London: Sage.
Crevani, L., Lindgren, M., & Packendorff, J. (2010). Leadership, not leaders: on the study of leadership as practices and interactions. Scandinavian Journal of Management, 26(1), 77-86.
Dachler, H. P. (1988). Constraints on the emergence of new vistas in leadership and management research: an epistemological overview. In: J. G. H, C. A. Schriesheim, H. P. Dachler, & B. R. B. (Eds.). Emerging leadership vistas (pp. 261-285). Lanham: Lexington Books.
Dachler, H. P. & Hosking, D. M. (1995). The primacy of relations in socially constructing organizational realities. In: D. M. Hosking, H. P. Dachler, & K. J. Gergen (Eds.). Management and organisation: relational alternatives to individualism (pp. 1-28). Brookfield: Avebury.
Daft, R. L. & Weick, K. E. (1984). Toward a model of organizations as interpretation systems. The Academy of Management Review, 9(2), 284-295.
Drath, W. H. (2001). The deep blue sea: rethinking the source of leadership. San Francisco: Jossey-Bass.
Drath, W. H., Mccauley, C. D., Palus, C. J., Velsor, E. V., O'connor, P. M. G., & Mcguire, J. B. (2008). Direction, alignment, commitment: toward a more integrative ontology of leadership. The Leadership Quarterly, 19(6), 635-653.
Engeström, Y. (2014) Collaborative intentionality capital: object oriented interagency in multiorganizational fields. Recuperado em 22 outubro, 2014, de http://www.edu.helsinki.fi/activity/people/engestro/files/Collaborative_intentionality.pdf.
Engeström, Y. (2005). Knotworking to create collaborative intentionality capital in fuid organizational fields. In: M. M. Beyerlein, S. T. Beyerlein, & F. A. Kennedy (Eds.). Collaborative capital: creating intangible value (pp. 307-336). Amsterdam: Elsevier.
Engeström, Y. (1987). Learning by expanding: an activity theoretical approach to developmental research. Helsinki: Orienta-Konsultit.
Engeström, Y. ; Engeström, R. ;Kerosuo, H. The discursive construction of collaborative care, Applied Linguistics 24:(3): 286-315, 2003.
Engeström, Y. & Sannino, A. (2011). Discursive manifestations of contradictions in organizational change efforts. Journal of Organizational Change Management, 24(3), 368-387.
Fairhurst, G. T. (2009). Considering context in discursive leadership research. Human Relations, 62(11), 1607-1633.
Fairhurst, G. T. & Grant, D. (2010). The social construction of leadership: a sailing guide. Management Communication Quarterly, 24(2), 171-210.
Fairhurst, G. T. & Uhl-Bien, M. (2012). Organizational discourse analysis (ODA): examining leadership as a relational process. The Leadership Quarterly, 23(6): 1043-1062.
Fletcher, J. K. (2004). The paradox of postheroic leadership: an essay on gender, power, and transformational change. The Leadership Quarterly, 15(5), 647-661.
Gergen, K. J. & Thatchenkery, T. J. (2004). Organization science as social construction: postmodern potentials. Journal of Applied Behavioral Science, 40(2): 228-249.
Grint, K. (2000). The arts of leadership. Oxford: Oxford University Press.
Grint, K. (2011). A history of leadership. In: A. Bryman, D. Collinson, K. Grint, B. Jacjson, & M. Uhl-Bien (Eds.). The Sage handbook of leadership. (pp. 3-14). London: Sage.
Gronn, P. (2006). The significance of distributed leadership. Educational Leadership Research, 7. Recuperado em 30 outubro, 2006, de http://slc.educ.ubc. ca/eJournal/Issue7/index7.html
Gronn, P. (2000). Distributed leadership: a new architeture for leadership. Educational Management & Administration, 28(3): 317-338.
Hosking, D. M. (2011). Moving relationality: mediations on a relational approach to leadership. In: A. Bryman, D. Collinson, K. Grint, B. Jacjson, & M. Uhl-Bien (Eds.). The Sage handbook of leadership. (pp. 455-467). London: Sage.
Hosking, D. M. (2007). Not leaders, not followers: a post-modern discourse of leadership processes. In: B. Shamir, R. Pillai, M. Bligh, & M. Uhl-Bien (Eds.). Follower-centered perspectives on leadership: a tribute to the memory of James R. Meindl (pp. 167-186). Greenwich: Information Age Publishing.
Hosking, D. M. (1988). Organizing, leadership and skilfull process. Journal of Management Studies, 25(2), 147-166.
House, R. J. & Aditya, R. N. (1997). The social scientific study of leadership: quo vadis?, Journal of Managemen, 23(3): 409-473.
Kelly, S. (2014). Towards a negative ontology of leadership. Human Relations, 67(8): 905-922.
Kelly, S. (2008). Leadership: a categorical mistake? Human Relations, 61(6): 763-782.
Ospina, S. & Sorenson, G. L. J. (2006). A constructionist lens on leadership: charting new territory. In: G. R. Goethals, E. C. Robins, & G. L. J. Sorenson (Eds.). The quest for a general theory of leadership (pp. 188-204). Cheltenham: Edward Elgar.
Ross, L., Rix, M., & Gold, J. (2005). Learning distributed leadership: part 1. Industrial and Commercial Training, 37(3): 130-137.
Shotter, J. (1997). Dialogical realities: the ordinary, the everyday, and other strange new worlds. Journal for Theory of Social Behaviour, 27(2/3), 345-357.
Spector, B. (2014). Flawed from the 'get-go': Lee Iacocca and the origins of transformational leadership. Leadership, 10(3): 361-379.
Spillane, J. P., Halverson, R., & Diamond, J. B. (2001). Investigating school leadership practice: a distributed perspective. Educational Researcher, 30(3): 23-28.
Spoelstra, S., Butler, N., & Delaney, H. (2016). Never let an academic crisis go to waste: leadership studies in the wake of journal retractions. Leadership, 12(4): 383-397.
Tsoukas, H. & Chia, R. (2002). Organizational becoming: rethinking organizational change. Organization Science, 13(5): 567-582.
Uhl-Bien, M. (2006). Relational leadership theory: exploring the social processes of leadership and organizing. The Leadership Quarterly, 17(6), 654-676.
Uhl-Bien, M. & Ospina, S. M. (2012). Advancing relational leadership research: a dialogue among perspectives. Charlotte: Information Age.
Van Knippenberg, D. & Sitkin, S. B. (2013). A critical assessment of charismatic-transformational leadership research: back to the drawing board? The Academy of Management Annals, 7(1): 1-60.
Weick, K. (1979). The social psychology of organizing. Reading: Addison-Wesley.
Weick, K. E., Sutcliffe, K. M., & Obstfeld, D. (2005). Organizing and the process of sensemaking. Organization Science, 16(4), 409-421.
Wood, M. (2005). The fallacy of misplaced leadership. Journal of Management Studies, 42(6): 1101-1121.
Zoller, H. M. & Fairhurst, G. T. (2007). Resistance leadership: the overlooked potential in critical organization and leadership studies. Human Relations, 60(9), 1331-1360.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Assume-se que em qualquer das modalidades de contribuições aceitas pela Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, ao submeter um trabalho, o(s) autor(es) se reconhece(m) como detentor(es) do direito autoral sobre ele e autoriza(m) seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído, adaptado e impresso, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original. Em caso de aprovação do trabalho para publicação, os direitos autorais (inclusive os direitos de tradução) são exclusivamente do(s) autor(es).
Os autores devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).