INSTITUTO DE PESQUISA E ESTUDOS SOCIAIS: A PRODUÇÃO DE SENTIDOS SIMBÓLICOS EM UM PAÍS POLARIZADO
DOI:
https://doi.org/10.25113/farol.v3i8.3899Palavras-chave:
Anticomunismo, cinema, Ipês, Jean Manzon, Canal 100, cultura políticaResumo
O início da década de 1960 foi marcada por uma extrema polarização política no país, capaz de mobilizar a sociedade civil organizada, militares e até mesmo empresas e instituições. Uma das marcas desse cenário é a intensa produção de bens culturais politicamente engajados. De forma desproporcional, essas obras circularam pelo país a fim de fazer valer o projeto político de seus autores e finanicadores. O Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais, o Ipês, foi uma das organizações sociais brasileiras a direcionar uma quantidade expressiva de recursos para a produção de bens simbólicos. Comprometida com uma cultura política anticomunista e com valores econômicos liberais, eles foram responsáveis pela produção de pelo menos quinze curtas-metragens documentários exibidos nas sessões de cinema. Esse trabalho busca discutir como essas obras audiovisuais refletem os valores da instituição mas também como se opera a subreposição dos valores políticos do Ipês e dos autores desses filmes.
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