RELAÇÕES DE TRABALHO E CINEMA: UMA ANÁLISE DO FILME “QUE HORAS ELA VOLTA?”

Autores

  • Camila Scherdien Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGA/UFRGS
  • Ana Carolina dos Santos Bortolini Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGA/UFRGS
  • Andrea Poleto Oltramari Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGA/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v4i11.3874

Palavras-chave:

Análise fílmica, trabalho doméstico, trabalho feminino, classe social

Resumo

O cinema pode ser compreendido como reflexo da realidade ou mesmo como artefato cultural que molda e constitui o entendimento do social e da vida organizacional. Assim, nos propomos nesse artigo a debater as temáticas de trabalho doméstico, trabalho feminino e estratificação social no Brasil, tomando como corpus de análise o filme “Que Horas Ela Volta?” (2015). Para isso, foram escolhidos trechos da narrativa do filme, a partir do método de análise fílmica, ilustrados por meio de dez fotogramas. Pretendemos, a partir da aproximação dos estudos organizacionais com o cinema, promover intercâmbios teóricos e metodológicos entre os referidos campos, permitindo observar fenômenos sociais de maneira mais interdisciplinar e avançar nas discussões já existentes na área.

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Publicado

2018-05-21

Edição

Seção

Artigos