A INTRODUÇÃO DA DISCIPLINA DE MARKETING NO BRASIL: “UMA LINGUAGEM COMUM QUE NOS UNE”
DOI:
https://doi.org/10.25113/farol.v3i8.3872Palavras-chave:
Ensino de Marketing, História do Marketing, EAESP/FGV, História das disciplinas, História da Administração.Resumo
O presente trabalho pretende apresentar uma parte da história do conhecimento em administração no Brasil que vem sendo negligenciada: as origens da disciplina de marketing. É atribuída à EAESP/FGV a primeira aula de marketing no Brasil, em 1954. Tal marco histórico está fundado em um processo de troca de “saberes técnicos” entre os EUA e o Brasil que foi constituído no contexto da Guerra Fria. Este processo envolveu a importação de professores e metodologia de ensino da Michigan State University, além de ativa participação de agências de fomento públicas e privadas norte-americanas. A substituição do modelo de ensino de gestão português pelo modelo estadunidense, onde a disciplina de marketing cumpre um papel fundamental do ponto de vista ideológico, atendeu simultaneamente aos interesses norte-americanos de dominação e expansão empresarial e aos interesses de uma elite local que ansiava pelo desenvolvimento industrial e pela ruptura com o passado agrário.
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