ASSIM FALOU O OBJETO: "PRA QUE SERVE ESSA PESQUISA?”

Autores

  • Edvalter Becker Holz Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP/FGV).

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v2i5.3136

Palavras-chave:

Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais. Ergologia. Dispositivo Dinâmico de Três Polos. DD3P. Identidade.

Resumo

A partir dos diários de campo produzidos em uma pesquisa de abordagem ergológica, analisei reflexivamente minha vivência, como pesquisador, do dispositivo dinâmico de três polos (DD3P). Identifiquei: seis modos antagônicos pelos quais as disciplinas epistêmica e ergológica atuaram na minha atividade de pesquisa; seis aberturas de espaços de possibilidades entre pesquisador e respondentes; seis flutuações identitárias vividas nestes espaços. Exemplifico e faço então as seguintes proposições: disciplinas epistêmica e ergológica podem provocar abertura de espaços de possibilidades entre pesquisador e respondentes; o trânsito do pesquisador pelos polos do DD3P pode ocorrer a partir desses espaços; socratismo em duplo sentido pode ser percebido como flutuações identitárias. Para os estudos organizacionais, a principal contribuição é explorar reflexivamente e exemplificar a fluidez identitária em campo, discutindo-a como possibilidade de desvendar aspectos para os quais o pesquisador estava inatento.

Biografia do Autor

Edvalter Becker Holz, Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP/FGV).

Doutorando em Administração de Empresas na Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP/FGV). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). 

Referências

AGAR, M. Literary journalism as ethnography: Exploring the excluded middle. In: VAN MAANEM, J. (Ed.). Representation in ethnography. Thousand Oaks: Sage, 1995. p. 112-129.

ALCADIPANI, R. Academia e a fábrica de sardinhas. Organizações & Sociedade, Salvador, v. 18, n. 57, p. 345-348, abr./jun. 2011a.

ALCADIPANI, R. Resistir ao produtivismo: uma ode à perturbação acadêmica. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 9, n. 4, p. 1174–1178, dez. 2011b.

ALCADIPANI, R.; TONELLI, M. J. Violência e masculinidade nas relações de trabalho: imagens do campo em pesquisa etnográfica. Cadernos EBAPE. BR, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 93-110, mar. 2010.

ALCADIPANI, R.; WESTWOOD, R.; ROSA, A. The politics of identity in organizational ethnographic research: ethnicity and tropicalist intrusions. Human relations, New York, v. 68, n. 1, p. 79-106, Sep. 2015.

ALTHEIDE, D. L.; JOHNSON, J. M. Criteria for assessing interpretive validity in qualitative research. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Ed.). The sage handbook of qualitative research. 2. ed. Newbury Park: Sage, 1994, p. 485-499.

ALVESSON, M. Do we have something to say? From re-search to roi-search and back again. Organization, London, v. 20, n. 1, p. 79-90, Jan. 2013.

ALVESSON, M.; KARREMAN, D. Varieties of discourse: on the study of organizations through discourse analysis. Human relations, New York, v. 53, n. 9, p. 1125-1149, Sep. 2000.

ALVESSON, M.; SANDBERG, J. Academy of Management Review, Briarcliff Manor, v. 36, n. 2, p. 247-271, Apr. 2011.

ALVESSON, M.; SKÖLDBERG, K. Reflexive methodology: new vistas for qualitative research. London: Sage, 2009. 360 p.

ANDERSON, L. Analytic autoethnography. Journal of Contemporary Ethnography, Thousand Oaks, v. 35, n. 4, p. 373-395, Aug. 2006.

ATHAYDE, M.; BRITO, J. Ergologia e clínica do trabalho. In: BENDASSOLLI, P. F.; SOBOLL, L. A. P. (Org.). Clínicas do trabalho: novas perspectivas para compreensão do trabalho na atualidade. São Paulo: Atlas, 2011. p. 258-281.

BANSAL. P. ; CORLEY, K The coming of age for qualitative research: Embracing the diversity of qualitative methods. Academy of Management Journal, Briarcliff Manor, v. 54, n. 2, p. 233-237, Apr./June 2011.

BARLEY, S. R.; KUNDA, G. Bringing work back in. Organization science, Hanover, v. 12, n. 1, p. 76-95, Jan./Feb. 2001.

BARLEY, S. R.; KUNDA, G. Design and devotion: surges of rational and normative ideologies of control in managerial discourse. Administrative Science Quarterly, Ithaca, v. 37, n. 3, p. 363-399, Sep. 1992.

BERTERO, C. O.; ALCADIPANI, R.; CABRAL, S.; FARIA, A.; ROSSONI, L. Os desafios da produção de conhecimento em administração no Brasil. Cadernos EBAPE. BR, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 181-196, mar. 2013.

BIANCO, M. F. (Org). Competências e gestão: dialogando com o trabalho e decifrando suas conexões. Vitória: Proex/UFES, 2014a. 180 p.

BIANCO, M. F. A valorização dos saberes no trabalho de processamento industrial de rochas ornamentais. In BIANCO, M. F. (Org). Competências e gestão: dialogando com o trabalho e decifrando suas conexões. Vitória: Proex/UFES, 2014b. p. 15-38.

BIANCO, M. F.; BINDA, J.; SOUZA, E. M. O trabalho dos agentes comunitários de saúde em evidência: uma análise com foco na atividade. Saúde e Sociedade. São Paulo, v. 22, n. 2, p. 389-402, 2013.

BRAVERMAN, H. Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho no século XX. Guanabara, 1987. 384 p.

BRITO, J.; ARANHA, A. V. S. A construção metodológica na pesquisa sobre atividade de trabalho a partir da abordagem ergológica. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 20, n. 1, p. 85-101, jan./abr. 2011.

CALAS, M. B.; SMIRCICH, L. Past postmodernism? Reflections and tentative directions. Academy of Management Review, Briarcliff Manor, v. 24, n. 4, p. 649-672, Oct./Dec. 1999.

CANNELLA, A. A.; PAETZOLD, R. L. Pfeffer's barriers to the advance of organizational science: A rejoinder. Academy of Management Review, Briarcliff Manor, v. 19, n. 2, p. 331-341, Apr./June 1994.

CHEN, Y. T.; DULTRA-DE-LIMA, R. G.; PRETTO, K. Análise qualitativa das publicações nacionais e internacionais em etnografias em administração e estudos organizacionais. Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 211-247, abr./jun. 2013.

CLIFFORD, J.; MARCUS, G. E. Writing culture: the poetics and politics of ethnography: a School of American Research advanced seminar. Oakland: University of California Press, 1986. 336 p.

COOPER, R. Organization/disorganization. In: HASSARD, J.; PYM, D. (Ed.). The theory and philosophy of organizations. London: Routledge, 1990. p. 167-197.

CUNLIFFE, A. L. Crafting qualitative research: Morgan and Smircich 30 years on. Organizational Research Methods, Thousand Oaks, v. 14, n. 4, p. 647-673, 2010.

CUNLIFFE, A. L. On becoming a critically reflexive practitioner. Journal of Management Education, Thousand Oaks, v. 28, n. 4, p. 407-426, Aug. 2004.

CUNLIFFE, A. L. Reflexive inquiry in organizational research: questions and possibilities. Human Relations, New York, v. 56, n. 8, p. 983-1003, 2003.

CUNLIFFE, A. L. Social poetics as management inquiry: a dialogical approach. Journal of Management Inquiry, Thousand Oaks, v. 11, n. 2, p. 128-146, June 2002.

CUNLIFFE, A. L.; KARUNANAYAKE, G. Working within hyphen-spaces in ethnographic research implications for research identities and practice. Organizational Research Methods, Thousand Oaks, v. 16, n. 3, p. 364-392, 2013.

CZARNIAWSKA, B. Who is afraid of incommensurability? Organization, London, v. 5, n. 2, p. 273-275, May 1998.

DADDS, M. Empathetic validity in practitioner research. Educational Action Research, New York, v. 16, n. 2, p. 279-290, 2008.

DERRIDA, J. Margins of philosophy. Chicago: University of Chicago Press, 1982. 330 p.

DERRIDA, J. Of grammatology. Baltimore: John Hopkins University Press, 1974. 456 p.

DURAFFOURG, J.; DUC, M.; DURRIVE, L. O trabalho e o ponto de vista da atividade. In: SCHWARTZ, Y.; DURRIVE, L. (Org.). Trabalho & Ergologia: conversas sobre a atividade humana. 2. ed. Niterói: EdUFF, 2010. p. 47-87.

DURRIVE, L. A atividade humana, simultaneamente intelectual e vital: esclarecimentos complementares de Pierre Pastré e Yves Schwartz. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 9, supl. 1, p. 47-67, 2011.

DURRIVE, L.; SCHWARTZ, Y. Revisões temáticas: glossário da Ergologia. Laboreal, Porto, v. 4, n. 1, p. 23-28, 2008.

ELLIS, C. S.; BOCHNER, A. P. Analyzing analytic autoethnography an autopsy. Journal of Contemporary Ethnography, Thousand Oaks, v. 35, n. 4, p. 429-449, Aug. 2006.

FINE, M. Working the hyphens: reinventing self and other in qualitative research. In DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Ed.). Handbook of qualitative research. Thousand Oaks: Sage, 1994. p. 70-82.

FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 9. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. 568 p.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France. São Paulo: Loyola, 1998. 80 p.

FOUCAULT, M. The history of sexuality: an introduction. New York: Vintage, 1980. v. 1. 168 p.

FOUCAULT, M. Discipline and punish. New York: Vintage, 1979. 333 p.

FOUCAULT, M. What is an author? In: BOUCHARD, D. F. (Ed.). Language, counter-memory, practice: selected essays and interviews. New York: Cornell University Press, 1977. p. 113-138.

GARFINKEL, H. Studies in ethnomethodology. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1967. 304 p.

GEPHART, R. P. Qualitative research and the Academy of Management Journal. Academy of Management Journal, Briarcliff Manor, v. 47, n. 4, p. 454-462, Aug. 2004.

GERARD, G.; ELLINOR, L. Dialogue at work: skills for leveraging collective understanding. Williston: Pegasus, 2001. 16 p.

GERGEN, K. J.; GERGEN, M. M.; BARRETT, F. J. Dialogue: life and death of the organization. In: GRANT, D. The Sage handbook of organizational discourse. London: Sage, 2004. p. 39-59.

GOULDNER, A. W. The coming crisis of western sociology. New York: Basic Books, 1970. 288 p.

GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Paradigmatic controversies, contradictions, and emerging confluences. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN Y. S. (Ed.). The sage handbook of qualitative research. 3. ed. Newbury Park: Sage, 2005. p. 191-216.

HIBBERT, P.; SILLINCE, J.; DIEFENBACH, T.; CUNLIFFE, A. L. Relationally reflexive practice a generative approach to theory development in qualitative research. Organizational Research Methods, London, v. 17, n. 3, p. 278-298, 2014.

HOLZ, E. B. A competência industriosa como potencializador da pesquisa qualitativa. In: BIANCO, M. F. (Org.), Competências e gestão: dialogando com o trabalho e decifrando suas conexões. Vitória, PROEX/UFES, 2014. p. 71-107.

HOLZ, E. B. Dispositivo dinâmico de três polos e metodologia geral em ciências sociais: discutindo uma analogia. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 2, p. 155-167, maio/ago. 2013.

HOLZ, E. B.; BIANCO, M. F. Ergologia: uma abordagem possível para os estudos organizacionais sobre trabalho. Cadernos EBAPE. BR, Rio de Janeiro, v. 12, p. 494-512, ago. 2014a.

HOLZ, E. B.; BIANCO, M. F. O conceito de trabalho na ergologia: da representação à atividade. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 2, p. 157-173, maio/ago. 2014b.

HÖPFL, H. Learning by heart: the rules of rhetoric and the poetics of experience. Management Learning, London, v. 25, n. 3, p. 463-474, Sep. 1994.

HUMPHREYS, M. Getting personal: reflexivity and autoethnographic vignettes. Qualitative Inquiry, London, v. 11, n. 6, p. 840-860, Dec. 2005.

JASANOFF, S. (Ed.). States of knowledge: the co-production of science and the social order. London: Routledge, 2004. 317 p.

KAGHAN, W.; PHILLIPS, N. Building the tower of Babel: Communities of practice and paradigmatic pluralism in organization studies. Organization, London, v. 5, n. 2, p. 191-215, May 1998.

LATHER, P. Issues of validity in openly ideological research: Between a rock and a soft place. Interchange, Toronto, v. 17, n. 4, p. 63-84, Winter 1986.

LIMA, E. L. N.; BIANCO, M. F. Análise de situações de trabalho: gestão e os usos de si dos trabalhadores em uma empresa do ramo petrolífero. Cadernos EBAPE. BR, Rio de Janeiro, v. 7, n. 4, p. 629-648, dez. 2009.

LIMA, G. M. R.; WOOD JR., T. The social impact of research in business and public administration. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 54, n. 4, p. 458-463, jul./ago. 2014.

LINCOLN, Y. S.; LYNHANM S.; GUBA, E. G. Paradigms and perspectives in contention. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Ed.). The SAGE handbook of qualitative research. 4. ed. Thousand Oaks: Sage, 2011. p. 97-128.

LINCOLN, Y. S.; GUBA, E. G. Naturalistic inquiry. Newbury Park: Sage, 1985. 414 p.

LYOTARD, J.-F. La condition postmoderne. Paris: Les éditions de Minuit, 1979. 109 p.

MAHADEVAN, J. Reflexive guidelines for writing organizational culture. Qualitative Research in Organizations and Management: An International Journal, Bingley, v. 6, n. 2, p. 150-170, 2011.

MARCUS, G. E.; FISCHER, M. Anthropology as cultural critique: an experimental moment in the human sciences. Chicago: University of Chicago Press, 1986. 228 p.

MARTIN, J.; FROST, P. The organizational culture war games. In: GODWYN, M. E.; GITTELL, J. H. (Ed.). Sociology of organizations: structures and relationships. Sage, 2011. p. 315-336.

MERLEAU-PONTY, M. Signs. Evanston: Northwestern University Press, 1964. 355 p.

MEZADRE, S. B.; BIANCO, M. F. Polishing knowledge: a study of marble and granite processing. Brazilian Administration Review, Rio de Janeiro, v. 11, n. 3, p. 302-322, July/Sep. 2014.

MCKINLEY, W.; MONE, M. A. The re-construction of organization studies: wrestling with incommensurability. Organization, London, v. 5, n. 2, p. 169-189, May 1998.

NOWOTNY, H.; SCOTT, P.; GIBBONS, M. T. Re-thinking science: knowledge and the public in an age of uncertainty. Cambridge: Polity, 2001. 288 p.

PALMER, I.; BENVENISTE, J.; DUNFORD, R. New organizational forms: towards a generative dialogue. Organization Studies, London, v. 28, n. 12, p. 1829-1847, 2007.

PETRUS, A. M. F.; CUNHA, D. M.; RABELO, L. B. C. Conexões de saberes sobre o trabalho: diálogos (im)possíveis sobre saúde e segurança no setor mineral. In: BIANCO, M. F. (Org.), Competências e gestão: dialogando com o trabalho e decifrando suas conexões. Vitória: Proex/UFES, 2014. p. 39-58.

PETTIGREW, A. M. Scholarship with impact. British Journal of Management, London, v. 22, n. 3, p. 347-354, Sep. 2011.

PETTIGREW, A. M. Management research after modernism. British Journal of Management, London, v. 12, n. s1, p. S61-S70, Dec. 2001.

PFEFFER, J. Barriers to the advance of organizational science: Paradigm development as a dependent variable. Academy of Management Review, Briarcliff Manor, v. 18, n. 4, p. 599-620, Oct. 1993.

PRASAD, P. Crafting qualitative research: working in the postpositivist traditions. London: Routledge, 2005. 352 p.

RICHARDSON, L. Writing: a method of inquiry. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN Y. S. (Ed.). The sage handbook of qualitative research. 2. ed. Thousand Oaks: Sage, 2000. p. 929-948.

SANTOS, E. H. Incorporação da ergologia no brasil: avanços, limites e perspectivas. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 21, n. 3, p. 27-43, set./dez. 2012.

SCHERER, A. G. Pluralism and incommensurability in strategic management and organization theory: a problem in search of a solution. Organization, London, v. 5, n. 2, p. 147-168, May 1998.

SCHWARTZ, Y. O enigma do trabalho: riscos profissionais e riscos do trabalho. In BIANCO, M. F. (Org). Competências e gestão: dialogando com o trabalho e decifrando suas conexões. Vitória: Proex/UFES, 2014, p. 59-70.

SCHWARTZ, Y. Conceituando o trabalho, o visível e o invisível. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 9, supl. 1, p. 19-45, 2011.

SCHWARTZ, Y. A dimensão coletiva do trabalho e as Entidades Coletivas Relativamente Pertinentes (ECRP). In: SCHWARTZ, Y.; DURRIVE, L. (Org.). Trabalho & Ergologia: conversas sobre a atividade humana. 2. ed. Niterói: EdUFF, 2010a. p. 147-164.

SCHWARTZ, Y. A experiência é formadora? Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 1, p. 35-48, 2010b.

SCHWARTZ, Y. A trama e a urdidura. In: SCHWARTZ, Y.; DURRIVE, L. (Org.). Trabalho & Ergologia: conversas sobre a atividade humana. 2. ed. Niterói: EdUFF, 2010c. p. 103-109.

SCHWARTZ, Y. Reflexão em torno de um exemplo de trabalho operário. In: SCHWARTZ, Y.; DURRIVE, L. (Org.). Trabalho & Ergologia: conversas sobre a atividade humana. 2. ed. Niterói: EdUFF, 2010d. p. 37-46.

SCHWARTZ, Y. Uso de si e competência. In: SCHWARTZ, Y.; DURRIVE, L. (Org.). Trabalho & Ergologia: conversas sobre a atividade humana. 2. ed. Niterói: EdUFF, 2010e. p. 205-221.

SCHWARTZ, Y. Circulações, dramáticas, eficácias da atividade industriosa. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 33-35, mar. 2004.

SCHWARTZ, Y. Disciplina epistêmica, disciplina ergológica – paidéia e politeia. Pro-Posições, Campinas, v. 13, n. 1, p. 126- 149, jan./abr. 2002.

SCHWARTZ, Y. Ergonomia, filosofia e exterritorialidade. In: DANIELLOU, F. (Coord.). A ergonomia em busca dos seus princípios: debates epistemológicos. São Paulo: Edgard Blüncher, 2001. p. 141-180.

SCHWARTZ, Y. A comunidade científica ampliada e o regime de produção de saberes. Belo Horizonte: Trabalho e Educação, Belo Horizonte, n. 7, p. 38-46, jul./dez 2000a.

SCHWARTZ, Y. Trabalho e uso de si. Pro-Posições, Campinas, v. 1, n. 5, p. 34-50, jul. 2000b.

SCHWARTZ, Y.; DUC, M.; DURRIVE, L. A linguagem em trabalho. In: SCHWARTZ, Y.; DURRIVE, L. (Org.). Trabalho & Ergologia: conversas sobre a atividade humana. 2. ed. Niterói: EdUFF, 2010a. p. 131-148.

SCHWARTZ, Y.; DUC, M.; DURRIVE, L. O homem, o mercado e a cidade. In: SCHWARTZ, Y.; DURRIVE, L. (Org.). Trabalho & Ergologia: conversas sobre a atividade humana. 2. ed. Niterói: EdUFF, 2010b. p. 247-273.

SCHWARTZ, Y.; DUC, M.; DURRIVE, L. Técnicas e competências. In: SCHWARTZ, Y.; DURRIVE, L. (Org.). Trabalho & Ergologia: conversas sobre a atividade humana. 2. ed. Niterói: EdUFF, 2010c. p. 85-102.

SCHWARTZ, Y.; DUC, M.; DURRIVE, L. Trabalho e Ergologia. In: SCHWARTZ, Y.; DURRIVE, L. (Org.). Trabalho & Ergologia: conversas sobre a atividade humana. 2. ed. Niterói: EdUFF, 2010d. p. 25-36.

SCHWARTZ, Y.; DUC, M.; DURRIVE, L. Trabalho e uso de si. In: SCHWARTZ, Y.; DURRIVE, L. (Org.). Trabalho & Ergologia: conversas sobre a atividade humana. 2. ed. Niterói: EdUFF, 2010e. p. 189-204.

SPENDER, J.-C. Pluralist epistemology and the knowledge-based theory of the firm. Organization, London, v. 5, n. 2, p. 233-256, May 1998.

TONELLI, M. J. Sentidos do tempo e do tempo de trabalho na vida cotidiana. Organizações & Sociedade, Salvador, v. 15, n. 45, p. 207-217, abr./jun. 2014.

TONELLI, M. J.; ALCADIPANI, R. O trabalho dos executivos: a mudança que não ocorreu. Comportamento Organizacional e Gestão, Lisboa, v. 10, n. 1, p. 87, 2003.

TONELLI, M. J.; BETIOL, M. I. S. Mulher executiva e suas relações de trabalho. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 31, n.4, p. 17-33, out./dez. 1991.

TONELLI, M. J.; MORIN, E.; PLIOPAS, A. L. V. O trabalho e seus sentidos. Psicologia & Sociedade, Porto Alegre, v. 19, número especial, p. 47-56, 2007.

TRACY, S. J. Qualitative quality: eight “big-tent” criteria for excellent qualitative research. Qualitative inquiry, London, v. 16, n. 10, p. 837-851, Oct. 2010.

TRACY, S. J.; RIVERA, K. D. Endorsing equity and applauding stay-at-home moms: how male voices on work-life reveal aversive sexism and flickers of transformation. Management Communication Quarterly, Thousand Oaks, v. 24, n, 1, p. 3-43, Feb. 2009.

TRACY, S. J.; SCOTT, C. Sexuality, masculinity, and taint management among firefighters and correctional officers getting down and dirty with “America's heroes” and the “scum of law enforcement”. Management Communication Quarterly, Thousand Oaks, v. 20, n. 1, p. 6-38, Aug. 2006.

TRAGTENBERG, M. Burocracia e ideologia. São Paulo: Ática, 1977. 282 p.

TRINQUET, P. Trabalho e educação: o método ergológico. Revista HISTEDBR, Campinas, v. 10, n. número especial, p. 93-113, ago. 2010.

TURNER, P. K.; NORWOOD, K. M. Body of research impetus, instrument, and impediment. Qualitative Inquiry, London, v. 19, n. 9, p. 696-711, Nov. 2013.

VAN MAANEN, J. Fear and loathing in organization studies. Organization Science, Hanover, v. 6, n. 6, p. 687-692, Nov./Dec. 1995.

WAGLE, T; CANTAFFA, D. T. Working our hyphens exploring identity relations in qualitative research. Qualitative Inquiry, London, v. 14, n. 1, p. 135-159, Jan. 2008.

WATSON, T. J. Managing identity: identity work, personal predicaments and structural circumstances. Organization, London, v. 15, n. 1, p. 121-143, Jan. 2008.

WATSON, T. J. Rhetoric, discourse and argument in organizational sense making: A reflexive tale. Organization Studies, London, v. 16, n. 5, p. 805-821, 1995.

WEINSTEIN, D.; WEINSTEIN, M. A. Is postmodern organization theory skeptical? Journal of Management History, Bingley, v. 4, n. 4, p. 350-362, 1998.

WILLMOTT, H. Breaking the paradigm mentality. Organization Studies, London, v. 14, n. 5, p. 681-719, 1993.

WITTGENSTEIN, L. Philosophical investigations. Oxford: MacMilan, 1953. 272 p.

WRAY-BLISS, E. Research subjects/research subjections: exploring the ethics and politics of critical research. Organization, London, v. 10, n. 2, p. 307-325, May 2003.

ZANDONADE, V.; BIANCO, M. F. O trabalho abstrato e a noção de competências: discutindo essa inter-relação no contexto do trabalho industrial. Organizações & Sociedade, Salvador, v. 21, n. 70, jul./set. 2014.

Downloads

Publicado

2016-01-19

Edição

Seção

Dossiê "Diálogos sobre o Trabalho Humano: Perspectivas Clínicas de Intervenção e Pesquisa"