HERÓIS
DOI:
https://doi.org/10.25113/farol.v2i4.2838Palavras-chave:
Habitathumano, Centros urbanos, Trabalhadores invisíveis.Resumo
O habitat urbano é palco de uma multiplicidade de eventos; a pluralidade cosmopolita encontrada nos centros urbanos acumula um sem número de pequenas estórias ocorrendo simultaneamente em todos os lugares.
Inúmeros são os palcos em que se nota a minuciosidade da organização dessa desordem caótica, e lugares dão origem a não-lugares, nos quais interações tornam-se invisíveis aos olhos dos que enxergam o dia à sombra dos rituais diários. Não-lugares em que a fugacidade das interações nos faz ponderar o tangível e o intangível, o real e o virtual, o normal e o excepcional, e é nesse questionamento que somos habitualmente enganados pela repetição.
Invisíveis são os trabalhadores que remendam as articulações do esqueleto organizacional urbano; a infra-estrutura não se estrutura sem esforço coletivo. Pessoas, trabalhadores invisíveis e imersos em suas funções, fazem sair do papel o desenvolvimento silencioso e sistemático da cidade. O futuro é hoje.
Enxergar a estrutura urbana em seus pormenores é determinante para o entendimento complete de nossa sociedade. Nem sempre o inusitado é descartável, e é necessário virar os pontos de vista ao avesso. Criar o novo requer abranger o típico, o atípico e a experiência diária. As facetas urbanas de uma cidade são constantemente renovadas, e nada permanence imutável. Não obstante, também as ideias mudam e moldam a sociedade.
Efemeridade permanente.
O habitat urbano, com todos os seus tenazes protagonistas invisíveis, subsiste de seus heróis anônimos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Assume-se que em qualquer das modalidades de contribuições aceitas pela Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, ao submeter um trabalho, o(s) autor(es) se reconhece(m) como detentor(es) do direito autoral sobre ele e autoriza(m) seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído, adaptado e impresso, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original. Em caso de aprovação do trabalho para publicação, os direitos autorais (inclusive os direitos de tradução) são exclusivamente do(s) autor(es).
Os autores devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).