O PROCESSO DE PRODUÇAO DE SENTIDOS DE SER HUMANO E A POSSIBILIDADE DE UMA PRÁTICA ADMINISTRATIVA TRANSFORMADORA

Autores

  • Marcia Josefina Beffa Universidade Estadual do Paraná campus Apucarana (PR)

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v3i7.2734

Palavras-chave:

Sentidos, Ser Humano, Mudança, Administração

Resumo

Esse estudo teve como objetivo compreender como os administradores concebem o ser humano e como essas concepções orientam as práticas administrativas. A abordagem metodológica do construcionismo social orientou a elaboração dessa pesquisa, considerando a produção de sentidos como meio para traduzir formas de ver e pensar o mundo, num descortinamento da realidade, ressignificando o cotidiano na sua essência como força motriz da sociedade em busca de mudança social. Foram realizadas entrevistas com seis administradores/as. Os sentidos produzidos de ser humano por esses administradores foram respeito, equilíbrio, plenitude, proteção, valorização e crescimento. Ao serem orientados por essa visão de ser humano, as práticas desses administradores caracterizam-se como práticas mantenedoras da ideologia dominante. É necessário que novas relações se estabeleçam a fim de que uma prática administrativa transformadora se efetive e possibilite a humanização das organizações, a consideração da subjetividade humana no mundo do trabalho. 

Biografia do Autor

Marcia Josefina Beffa, Universidade Estadual do Paraná campus Apucarana (PR)

Dra em Educação pela Unesp-Marília o que orientou a linha de pesquisa na Iniciaçao Científica na ára de formação científica. Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela PUC-RS e psicóloga formada pela UEL-PR. Na graduaçao atua na área de Psicologia Aplicada à Administraçao com enforque na formação da subjetividade do trabalhador, qualidade de vida no trabalho e áreas afins ao comportamento organizacional. Na pós-graduação atua na ára de Metodologia de Pesquisa Científica.

Referências

BERGAMINI, C. W. Liderança: a administração do sentido. São Paulo: Atlas, 1994.
BOCK, A. M. B. Quem é o homem na psicologia? Interfaces. Salvador, v.1, n.1, jul-dez 1997.
BROWN, J. A. C. A psicologia social na indústria: relações humanas na fábrica. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1976.
CAMPOS, V. F. T.Q.C.: controle da qualidade total. Belo Horizonte: D.G., 1999.
CAPRA, F. O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 1982.
CLOT, Y. A função psicológica do trabalho. Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 2006.
CODO, W.; SAMPAIO, J. J. C.; HITOMI, A. H. Indivíduo, trabalho e sofrimento: uma abordagem interdisciplinar. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1994.
CODO, W. Qualidade, participação e saúde mental: muitos impasses e algumas saídas para o trabalho no final do século. In: CODO, W; SAMPAIO, J. J. C. Sofrimento psíquico nas organizações. Petrópolis: Vozes, 1995.
COVRE, M L. M. A formação e a ideologia do administrador de empresas. São Paulo: Cortez, 1991.
ENRIQUEZ, E. Prefácio. In: DAVEL, E. P. B.; VASCONCELOS, J. G. M. Recursos humanos e subjetividade. Petrópolis: Vozes, 1996.
FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. 2.ed. rev. aum. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
GIANNOTTI, J. A. Trabalho e reflexão: ensaios para uma dialética da sociabilidade. 2.ed. São Paulo: Brasiliense, 1984.
GONÇALVEZ, M. T. Administração de recursos humanos. Fecea: Inbrape, 2001. Apostila utilizada no curso de pós-graduação em Desenvolvimento Gerencial e Gestão da Qualidade.
GUARESCHI, P. A. Ação e mudança: considerações epistemológicas e éticas. Psico. Porto Alegre, v.17, n.1, .62-78, jan./jun.1989.
_____________. Pressupostos para uma crítica de teorias psicossociais. Psico Porto Alegre, v.23, n.1, p.97-102, jan./jun.1992.
____________. Sociologia crítica: alternativas de mudança. 45.ed. Porto Alegre: Mundo Jovem, 1996.
_____________. A alteridade e relação: uma perspectiva crítica. In: Arruda, Angela (org.) Representando a alteridade. Petrópolis: Vozes, 1998.
_____________. Psicologia social crítica: como prática de libertação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
GUARESCHI, P. A.; GRISCI, C. L. I. A fala do trabalhador. Petrópolis: Vozes, 1993.
HERSEY, P.; BLANCHARD, K. H. Psicologia para administradores: a teoria e as técnicas da liderança situacional. São Paulo: EPU, 1986.
JACQUES, M. G. C. Psicologia social contemporânea. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
MAILHIOT, G. B. Dinâmica e Gênese dos Grupos. São Paulo: Duas Cidades, 1991.
MONTERO, M. Paradigmas, corrientes y tendencias de la psicologia social finisecular. Psicologia & Sociedade. v.8, n.1, p.102-119, jan./jun.1996.
MOSCOVICI, F. Renascença organizacional. 4.ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1994.
SCHIRATO, M. A. R. O feitiço das organizações. São Paulo: Atlas, 2000.
SENNETT, R. A corrosão do caráter: as conseqüências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Lisboa: Terramar, 2001.
SOUZA, Y. S. Organizações, processos de mudança e desafios para a Psicologia Organizacional. In: SOUZA, Y. S.; NUNES, M. L. T. Família, organizações e aprendizagem: ensaios temáticos em Psicologia. Porto Alegre: PUCRS, 1998.
SPINK, M. J. (org.) Práticas discursivas e produção de sentido no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo: Cortez, 1999.
SPINK, M. J.; FREZZA; R. M. Práticas discursivas e produção de sentidos: a perspectiva da Psicologia Social. In: SPINK, M. J. Práticas discursivas e produção de sentido no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo: Cortez, 1999.
SPINK, M. J. P.; LIMA, H. Rigor e visibilidade: a explicitação dos passos da interpretação. In: SPINK, M. J. Práticas discursivas e produção de sentido no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo: Cortez, 1999.
SPINK, M. J.; MEDRADO, B. Produção de sentidos: uma abordagem teórico-metodológica para análise das práticas discursivas. In: SPINK, M. J. Práticas discursivas e produção de sentido no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo: Cortez, 1999.
VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

Downloads

Publicado

2016-09-06

Edição

Seção

Artigos