O DISCURSO GERENCIALISTA E A CONSTRUÇÃO DE IDEAIS ESTÉTICOS FEMININOS E MASCULINOS
DOI:
https://doi.org/10.25113/farol.v3i7.2679Palavras-chave:
Estética, feminilidades, masculinidades, gerencialismo, discursos.Resumo
A estética se relaciona ao conhecimento sensível, às percepções, sensações ou juízo estético, sendo esse último sentido o especificamente adotado neste artigo. Falamos da expressão estética do trabalho representado pelo sujeito trabalhador. Questionamos o que torna esse sujeito “sensual” para um discurso gerencialista no que se refere à estética ligada à aparência e ao comportamento. Nossa questão é: qual é a estética idealizada nos discursos gerencialistas? Como referencial teórico, trazemos uma discussão crítica a respeito dos discursos gerencialistas e a construção da imagem de sucesso; e sobre a construção social de feminilidades e masculinidades. Por meio de uma pesquisa qualitativa e do método de Análise do Discurso, analisamos o discurso gerencialista de uma empresa do setor automobilístico e observamos que os corpos dos sujeitos são disciplinados como corpos profissionais por meio da construção de ideais estéticos associados à imagem gerencialista do profissional de sucesso; e a feminilidades e masculinidades hegemônicas.
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