HOMEM DE VERDADE: APELO A UM IDEAL DE MASCULINIDADE EM PROPAGANDAS DE FAST FOOD

Autores

  • Cintia Rodrigues de O. Medeiros Universidade Federal de Uberlandia
  • Nicemara Cardoso Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v1i2.2521

Palavras-chave:

Masculinidade, Publicidade, Consumo.

Resumo

Neste artigo, analisamos seis imagens de anúncios publicitários veiculados na internet para promover hambúrgueres comercializados por duas empresas de fast food, com o objetivo de discutir o apelo a um ideal de masculinidade relacionado ao consumo de carne. Os anúncios publicitários evocam uma imagem de homem cujas características seriam força, coragem, virilidade e atitude, e associa o consumo de hambúrguer a essas características. Sendo assim, pode-se considerar que o consumo de carne seria uma forma de reafirmar a masculinidade do consumidor, ao mesmo tempo em que ajuda a reforçar um status quo do homem como sexo forte.

Biografia do Autor

Cintia Rodrigues de O. Medeiros, Universidade Federal de Uberlandia

Doutora em Administração EAESP/FGV. Profa. da UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA

Nicemara Cardoso Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2014-09-04

Edição

Seção

Artigos