Primeira Chamada Pública de Números Especiais (2015-2016)

2014-11-04

Prezados Colegas da Comunidade de Estudos Organizacionais,

 

 

Como é de seu conhecimento, Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade é um periódico científico semestral do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (NEOS/FACE/UFMG) que busca fomentar, propagar e contribuir para os estudos organizacionais em uma ótica não-funcionalista. Nesse sentido, constitui um espaço interdisciplinar, aberto para que se possa discutir e propor temáticas, abordagens críticas e inovadoras e objetos não ortodoxos nos estudos organizacionais. A ideia é que, a partir de uma perspectiva plural dos pontos de vista ontológico, epistemológico, teórico e metodológico, e não pautada pelo gerencialismo, seja possível propor, discutir, criticar e teorizar para a compreensão da complexa dinâmica da sociedade e suas interfaces com as organizações.

 

Fazemos, nesta mensagem, a primeira chamada pública de números temáticos (2015-2016), com o intuito de abrigar propostas da comunidade não-funcionalista de estudos organizacionais, para o que convidamos todos os interessados, de acordo com os seguintes parâmetros:

 

  • a temática do número especial deve obrigatoriamente versar sobre uma perspectiva plural e não pautada pelo gerencialismo, sendo particularmente bem-vindas abordagens críticas, reflexivas e inovadoras e sobre objetos não ortodoxos nos estudos organizacionais;
  • deve haver pelo menos três e não mais do que quatro editores especiais, necessariamente vinculados a instituições diferentes;
  • cada editor especial pode estar vinculado a, no máximo, uma proposta de número especial;
  • a proposta deve conter cerca de 3.000 palavras, apresentando teoricamente a temática, seu desenvolvimento, suas possibilidades no campo dos estudos organizacionais e potencial de publicação de um número especial, bem como os nomes propostos dos editores especiais e instituições de vinculação de cada um deles.
  • o prazo máximo para o envio das propostas é de 5 de dezembro de 2014.

 

Julgamento

 

As propostas serão julgadas considerando a qualidade editorial no que tange à pluralidade, crítica, reflexividade e inovação, bem como quanto o potencial de publicação em um número especial.

 

Resultados

 

Os resultados dos números especiais aprovados serão divulgados até o dia 15 de dezembro de 2014.

 

Prazo de publicação

 

Este edital prevê a aprovação de até dois números especiais, a serem publicados em 2015 e 2016.

 

Informações adicionais

 

  • Todo processo editorial dos números especiais aprovados será operacionalizado por meio do Open Journal Systems, a cujo acesso os editores especiais terão quando forem credenciados pela editoria de Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade. Nesta ocasião, receberão instruções específicas da editoria a respeito de como proceder.
  • Os editores especiais ficarão encarregados de apresentar uma lista de pareceristas ad hoc com o título de doutor. Estes nomes devem ser especificamente associados ao número especial proposto. Posteriormente, se também for desejo dos avaliadores, eles serão incorporados ao corpo de pareceristas ad hoc de Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade.
  • Informações adicionais podem ser obtidas diretamente com a secretaria da revista: farol @face.ufmg.br.

 

Atenciosamente,

 

Prof. Luiz Alex Silva Saraiva

Editor-chefe

Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade