QUANDO PUBLICAR VALE MAIS QUE EDUCAR: OS CUSTOS DO PRODUTIVISMO ACADÊMICO

Autores

  • Jacqueline Veneroso Alves da Cunha Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Romualdo Douglas Colauto Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.22561/cvr.v36i2.9122

Palavras-chave:

Pós-graudação, Publicação, Produtivismo, Educação

Resumo

O editorial critica o avanço do produtivismo acadêmico, argumentando que a pós-graduação brasileira se distanciou de seus objetivos originais de formar professores e pesquisadores comprometidos com problemas sociais, passando a valorizar excessivamente a publicação em periódicos de impacto. Os autores defendem que esse foco desmedido empobrece a produção científica, precariza a formação de alunos e docentes, fortalece desigualdades no sistema internacional de avaliação e contribui para a crise atual da pós-graduação, marcada por desinteresse, baixa valorização profissional e perda de sentido social da pesquisa.

Biografia do Autor

Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Ciências Contábeis, Universidade Federal de Minas Gerais, Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627, Pampulha, Belo Horizonte, MG – Brasil, CEP: 31270-901, jvac@face.ufmg.br.

Romualdo Douglas Colauto, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Engenharia de Produção, Universidade Federal do Paraná, Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - Campus III, Jardim Botânico, Curitiba, PR – Brasil, CEP: 80210070, rdcolauto@ufpr.br.

Referências

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Publicado

2025-11-24

Como Citar

CUNHA, J. V. A. da; COLAUTO, R. D. QUANDO PUBLICAR VALE MAIS QUE EDUCAR: OS CUSTOS DO PRODUTIVISMO ACADÊMICO. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 36, n. 2, p. 1–4, 2025. DOI: 10.22561/cvr.v36i2.9122. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/9122. Acesso em: 14 dez. 2025.