CARACTERÍSTICAS CORPORATIVAS RELACIONADAS À DIVULGAÇÃO DE CAPITAIS NÃO FINANCEIROS
DOI:
https://doi.org/10.22561/cvr.v35i2.7985Palabras clave:
Relato integrado, Capitais não financeiros, Divulgação voluntária, Características corporativasResumen
O objetivo deste estudo é examinar a relação entre características corporativas e a divulgação de capitais não financeiros, a saber: natural, social e de relacionamento, humano e intelectual, em relatos integrados das companhias abertas brasileiras. A pesquisa teve como fundamento a teoria da divulgação. Foram analisadas 26 empresas listadas na B3 que adotaram o relato integrado em conformidade ao framework do IIRC, e que tiveram uma frequência contínua em sua publicação no período compreendido entre 2016 e 2020. As análises envolveram estatísticas descritivas e modelos de regressão linear. Os principais resultados indicaram que o tamanho das firmas, o setor de atuação e o nível de endividamento são características determinantes da divulgação dos capitais não financeiros intelectual, social e de relacionamento e natural. Entende-se que esta pesquisa fortalece as discussões acerca da proposta de padronização internacional da evidenciação voluntária, bem como atende às necessidades de investidores e demais partes interessadas em termos de conhecimento das características que influenciam a divulgação dos capitais não financeiros.
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