A Utilização do Orçamento como Ferramenta de Apoio à Formulação de Estratégia, de Controle e de interatividade: Um Estudo Exploratório nas Cooperativas Agropecuárias da Região Sul do Brasil
Palavras-chave:
Interatividade, Ferramenta Estratégica, Orçamento EmpresarialResumo
São objetivos deste estudo: (i) verificar se há relação entre o porte da cooperativa e a utilização do orçamento como ferramenta de apoio à formulação e implementação de estratégias; (ii) se há relação entre o porte da cooperativa e a interatividade no processo orçamentário; e (iii) se há relação entre o porte da cooperativa e a prática de controle orçamentário. Metodologicamente é uma pesquisa exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio de questionários e tratados estatisticamente. O faturamento foi utilizado como proxy para porte. As cooperativas foram classificadas em dois grupos: Grupo I com faturamento até um milhão de reais e Grupo II com faturamento acima de quinhentos milhões de reais O teste t para variáveis independentes foi aplicado para verificação de diferenças ou não quanto ao porte. A amostra composta de 70 cooperativas da região Sul é representativa da população pesquisada conforme teste chi-square (n = 0,993). Os resultados dos testes sugerem uma relação significativa entre o porte da cooperativa e a utilização do orçamento como ferramenta de apoio à estratégia e controle. Quanto à interatividade, os testes indicam que não há relação significativa entre o porte da cooperativa e a interação entre os atores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.