A Utilização do Orçamento como Ferramenta de Apoio à Formulação de Estratégia, de Controle e de interatividade: Um Estudo Exploratório nas Cooperativas Agropecuárias da Região Sul do Brasil

Autores

  • Lauro Brito de Almeida Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal de Minas Gerais
  • Esmael Almeida Machado
  • Léo Raifur
  • Daniel Ramos Nogueira

Palavras-chave:

Interatividade, Ferramenta Estratégica, Orçamento Empresarial

Resumo

São objetivos deste estudo: (i) verificar se há relação entre o porte da cooperativa e a utilização do orçamento como ferramenta de apoio à formulação e implementação de estratégias; (ii) se há relação entre o porte da cooperativa e a interatividade no processo orçamentário; e (iii) se há relação entre o porte da cooperativa e a prática de controle orçamentário. Metodologicamente é uma pesquisa exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio de questionários e tratados estatisticamente. O faturamento foi utilizado como proxy para porte. As cooperativas foram classificadas em dois grupos: Grupo I com faturamento até um milhão de reais e Grupo II com faturamento acima de quinhentos milhões de reais O teste t para variáveis independentes foi aplicado para verificação de diferenças ou não quanto ao porte. A amostra composta de 70 cooperativas da região Sul é representativa da população pesquisada conforme teste chi-square (n = 0,993). Os resultados dos testes sugerem uma relação significativa entre o porte da cooperativa e a utilização do orçamento como ferramenta de apoio à estratégia e controle. Quanto à interatividade, os testes indicam que não há relação significativa entre o porte da cooperativa e a interação entre os atores.

Downloads

Publicado

2009-10-07

Como Citar

DE ALMEIDA, L. B.; MACHADO, E. A.; RAIFUR, L.; NOGUEIRA, D. R. A Utilização do Orçamento como Ferramenta de Apoio à Formulação de Estratégia, de Controle e de interatividade: Um Estudo Exploratório nas Cooperativas Agropecuárias da Região Sul do Brasil. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 65–99, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/651. Acesso em: 28 mar. 2024.