Estratégias de Orientação e Estudos de Campo em Contabilidade
Palavras-chave:
Estratégias de Orientação, Estudos de Campo, Contabilidade.Resumo
O artigo discute a aderência da estratégia de orientação aos desafios do desenho e condução de estudos de campo. Tal aderência pode potencializar a qualidade desse tipo de pesquisa no teste e desenvolvimento de teorias em contabilidade gerencial e financeira. Para tanto, foram identificadas as estratégias de orientação relatadas na literatura de educação superior, e analisadas segundo as particularidades da condução de estudos de campo. Em seguida, a análise tratou do papel do orientador em uma gama de táticas aplicadas em estudos de campo, destacando a contribuição destas táticas na redução das ameaças às condições de confiabilidade e validade. Devido à natureza das tarefas a serem realizadas pelo aluno (menos antecipáveis e padronizadas ex ante), estudos de campo demandam uma participação mais intensa do orientador. Isto se dá tanto na capacitação do aluno nas fases de desenho da pesquisa e do protocolo, quanto em seu apoio nas definições ex post à entrada em campo, por exemplo, ajudando a resolver as lacunas e inconsistências identificadas nas informações trianguladas por meio de entrevista, arquivos da empresa, questionário e observação pessoal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.