Evidenciação de Ativos Intangíveis Não Adquiridos nos Relatórios da Administração das Companhias Listadas nos Níveis de Governança Corporativa da Bovespa

Autores

  • Romualdo Douglas Colauto Universidade Federal de Minas Gerais
  • Paulo Savaget Nascimento Universidade Federal de Minas Gerais
  • Bruna Camargos Avelino Universidade Federal de Minas Gerais
  • Oscar Neto Almeida Bispo Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Evidenciação, Grau de Intangibilidade, Valor de Mercado.

Resumo

Os ativos intangíveis representam o resultado da incorporação da informação e do conhecimento às atividades produtivas das entidades. As capacidades constroem e acumulam-se, ao longo do tempo, a partir das experiências e de toda a estrutura das entidades. Evidenciar e avaliar essas capacidades são os desafios que se antepõem ao processo contábil. Assim, o objetivo do trabalho foi analisar o conteúdo da evidenciação de ativos intangíveis não adquiridos nos Relatórios da Administração (RA) das companhias abertas brasileiras no ano de 2006. A pesquisa caracterizou-se como descritiva e para coleta de dados utilizou-se como populaçãoalvo as empresas dos três níveis de governança corporativa da Bovespa. A amostra foi composta por 80 empresas que apresentaram RA do exercício de 2006, excluindo-se as que realizaram IPO após 2006 e as instituições financeiras. A partir dos RAs foi realizada uma análise de conteúdo à menção (ou não) de 39 características intangíveis relacionadas à Estrutura Externa, Estrutura Interna e Competência Individual. Após, calculou-se o Grau de Intangibilidade e analisou-se a correlação entre o Valor de Mercado e o Grau de Evidenciação dos ativos intangíveis. As correlações paramétricas e não paramétricas denotaram ser pouco substanciais, embora mais expressivas para as empresas do Novo Mercado.

Downloads

Publicado

2009-08-05

Como Citar

COLAUTO, R. D.; NASCIMENTO, P. S.; AVELINO, B. C.; BISPO, O. N. A. Evidenciação de Ativos Intangíveis Não Adquiridos nos Relatórios da Administração das Companhias Listadas nos Níveis de Governança Corporativa da Bovespa. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 143-169, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/577. Acesso em: 27 nov. 2020.