Efeito da Conduta Social sobre a Performance Econômica: Evidências da Indústria Têxtil Brasileira
Palavras-chave:
Evidenciação Socioambiental, Estratégia, Responsabilidade Social, Indicadores de Performance, Indústria Têxtil.Resumo
O trabalho apresenta uma análise das relações entre as condutas sociais e as performances econômicas de um conjunto de empresas têxteis de capital aberto, que publicaram suas demonstrações contábeis referentes ao exercício social findo em 31 de dezembro de 2003. A pesquisa foi elaborada a partir de evidências coletadas nas demonstrações contábeis das empresas divulgadas junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A análise econométrica é apresentada para avaliar a relação de causalidade entre a conduta social e a performance econômica, representada por dois indicadores: EBITDA/Receita Liquida e Retorno sobre Investimentos (ROI). Foram identificados sinais positivos dos coeficientes estimados das regressões entre conduta social e performance econômica indicando que, dentro da amostragem estudada, as empresas que adotam condutas socialmente responsáveis apresentam melhores performances econômicas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.