AVALIAÇÃO HIERÁRQUICA DA INFLUÊNCIA DO PAÍS, SETOR E EMPRESA NA EVIDENCIAÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA
DOI:
https://doi.org/10.22561/cvr.v29i2.4086Palavras-chave:
Teoria Institucional, Evidenciação, Relatório de Sustentabilidade, Responsabilidade Social Corporativa, Partes Interessadas.Resumo
O estudo realiza uma avaliação hierárquica da influência do sistema nacional de negócios (SNN), setor industrial e fatores associados ao desempenho financeiro da empresa na evidenciação de responsabilidade social corporativa (RSC). Adota-se os pressupostos da teoria institucional para investigar a influência do sistema nacional de negócios na evidenciação de práticas sociais e ambientais em empresas provenientes dos setores de materiais básicos, de operações de petróleo e gás e de utilidade pública. O estudo analisa 264 observações provenientes de empresas que possuem ações negociadas nas bolsas de valores do Brasil (BM&FBovespa) e do Canadá (Toronto Stock Exchange). Foi realizado um estudo longitudinal, adotando-se estatística descritiva e estimação econométrica com modelo hierárquico. Os resultados indicam que o percentual da variância da evidenciação de RSC é explicada pelo nível do SNN, seguido dos fatores associados ao desempenho financeiro das empresas. A pesquisa reforça a necessidade de os gestores avaliarem as características que moldam o sistema nacional de negócios ao estabelecerem suas estratégias relacionadas à evidenciação de responsabilidade social corporativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.