A Utilização do Custeio Integral no Processo de Apuração e Evidenciação de Custos em Entidades do Terceiro Setor: o Caso de uma Instituição de Longa Permanência de Idosos
Palavras-chave:
Terceiro Setor, Gestão de Custos, Processo DecisórioResumo
Terceiro setor é a designação atribuída às entidades sem fins lucrativos que se preocupam com as causas sociais. Dentre as suas áreas de atuação, está o atendimento a Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI’s). A ausência de estudos relacionados à apuração e evidenciação dos custos nessas entidades remete à seguinte questão da pesquisa: quais informações de custos são relevantes para o processo decisório em ILPI’s e como podem ser produzidas e relatadas pela contabilidade gerencial? Assim, o objetivo do estudo consiste em apresentar uma proposta de apuração e evidenciação de custos em entidades do terceiro setor (ILPI´s), utilizando o Custeio Integral como instrumento de apoio à decisão. A pesquisa, do tipo descritiva, foi desenvolvida por meio de estudo de caso realizado em uma ILPI estabelecida no município de Maringá/PR. O desenvolvimento prático do trabalho considerou os procedimentos estabelecidos na Resolução nº. 283/2005- ANVISA, que estabelece a estrutura e forma para aplicação e administração dos recursos nessas entidades. Os resultados alcançados possibilitaram identificar os custos presentes na entidade, bem como os custos com a assistência aos idosos nas três categorias previstas na Resolução 283/2005: acamados, cadeirantes e habilitados. O estudo proporcionou uma informação até então desconhecida pelos gestores daquela entidade, podendo ser utilizada como ferramenta de apoio ao processo decisório, além de contribuir para o preenchimento de uma lacuna na literatura ante a existência limitada de estudos de custos no terceiro setor e da aplicação em ILPI’s.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.