ACCRUALS DISCRICIONÁRIOS E PREVISÕES OTIMISTAS DOS ANALISTAS: INCENTIVOS E CONSEQUÊNCIAS

  • Paulo Victor Gomes Novaes Universidade Federal do Espírito Santo
  • Pedro Borges Junior Universidade Federal do Pará
  • José Elias Feres de Almeida Universidade Federal do Espírito Santo
  • Patricia Maria Bortolon Universidade Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: Gerenciamento de resultados, accruals discricionários, previsão de analistas.

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar a relação de incentivo existente entre previsões otimistas de analistas de mercado e o gerenciamento dos accruals discricionários. Foram utilizadas três variações do modelo de Jones Modificado. A amostra é composta por um conjunto de dados em painel desbalanceado, correspondente ao período de 2008 a 2013, composto de 80 empresas de capital aberto, com ações negociadas na BMF&Bovespa e que tiveram todas as variáveis utilizadas no modelo, perfazendo o montante de 394 observações. Foram selecionadas empresas acompanhadas por pelo menos um analista de mercado em cada ano. As variáveis dos modelos foram coletas por meio do banco de dados do Comdinheiro, enquanto as informações de previsões e erros dos analistas foram obtidas por meio do sistema Thomson Reuters Eikon. Foi utilizado dados em painel com efeitos fixos para estimação dos modelos empíricos. Os resultados não sustentam as duas hipóteses desenvolvidas no estudo, quais sejam, a de que os accruals discricionários aumentam após erros de previsão otimistas, e que a manipulação de resultados influencia as previsões subsequentes dos analistas. Os resultados são robustos a diferentes estimadores e sub-amostra utilizados.

Biografia do Autor

Paulo Victor Gomes Novaes, Universidade Federal do Espírito Santo
Departamento de Ciências Contábeis / Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Pedro Borges Junior, Universidade Federal do Pará
Departamento de Ciências Contábeis
Publicado
2018-04-26