Demanda por Serviços Contábeis pelos Mercadinhos: são os Contadores Necessários?

Autores

  • Luiz Carlos Miranda Ph.D.
  • Jeronymo José Libonati Dr.
  • Deivisson Rattacaso Freire
  • Odilon Saturnino

Palavras-chave:

Serviços Contábeis, Avaliação de Desempenho Organizacional, Micro e Pequenas Empresas, Sistemas de Informação Contábil, Supermercados

Resumo

    Este trabalho tem como foco a demanda por serviços contábeis pelos gestores de micro e pequenas empresas. Para reduzir possíveis problemas advindos da heterogeneidade do negócio, o estudo teve como foco pequenos supermercados de periferia (mercadinhos). Foram entrevistados trinta e três gestores da periferia da Grande Recife (PE) para analisar a percepção dos mesmos sobre o contador e os serviços contábeis recebidos. O tratamento estatístico incluiu medidas de posição, dispersão e testes não paramétricos (teste qui-quadrado e teste Exato Fisher) para testar algumas hipóteses. A pesquisa revelou que a maioria (64%) dos entrevistados manteria seus contadores, mesmo que o recolhimento dos impostos fosse simplificado. No entanto, o fato de que 36% responderam que não manteriam é indício de que parte significativa dos empresários não vê os contadores para outra finalidade se não essa. Parcela expressiva (70%) dos entrevistados está disposta a pagar mais ao seu contador caso este produza informação que permita gerenciar melhor o seu negócio. Três conclusões podem ser extraídas deste estudo: (a) parte significativa dos micro e pequenos empresários ainda percebe os contadores apenas como provedores de serviços relacionados ao recolhimento dos impostos e dos encargos sociais; (b) para parte significativa dos empresários o contador não é o único profissional especializado na produção de informação para controle e avaliação de desempenho; e (c) os empresários percebem valor e estão dispostos a pagar mais por informações que contribuam para melhorar o gerenciamento e a avaliação do desempenho de seus negócios.

Downloads

Publicado

2009-05-13

Como Citar

MIRANDA PH.D., L. C.; LIBONATI DR., J. J.; FREIRE, D. R.; SATURNINO, O. Demanda por Serviços Contábeis pelos Mercadinhos: são os Contadores Necessários?. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 131-151, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/350. Acesso em: 27 nov. 2020.