Demanda por Serviços Contábeis pelos Mercadinhos: são os Contadores Necessários?
Palavras-chave:
Serviços Contábeis, Avaliação de Desempenho Organizacional, Micro e Pequenas Empresas, Sistemas de Informação Contábil, SupermercadosResumo
Este trabalho tem como foco a demanda por serviços contábeis pelos gestores de micro e pequenas empresas. Para reduzir possíveis problemas advindos da heterogeneidade do negócio, o estudo teve como foco pequenos supermercados de periferia (mercadinhos). Foram entrevistados trinta e três gestores da periferia da Grande Recife (PE) para analisar a percepção dos mesmos sobre o contador e os serviços contábeis recebidos. O tratamento estatístico incluiu medidas de posição, dispersão e testes não paramétricos (teste qui-quadrado e teste Exato Fisher) para testar algumas hipóteses. A pesquisa revelou que a maioria (64%) dos entrevistados manteria seus contadores, mesmo que o recolhimento dos impostos fosse simplificado. No entanto, o fato de que 36% responderam que não manteriam é indício de que parte significativa dos empresários não vê os contadores para outra finalidade se não essa. Parcela expressiva (70%) dos entrevistados está disposta a pagar mais ao seu contador caso este produza informação que permita gerenciar melhor o seu negócio. Três conclusões podem ser extraídas deste estudo: (a) parte significativa dos micro e pequenos empresários ainda percebe os contadores apenas como provedores de serviços relacionados ao recolhimento dos impostos e dos encargos sociais; (b) para parte significativa dos empresários o contador não é o único profissional especializado na produção de informação para controle e avaliação de desempenho; e (c) os empresários percebem valor e estão dispostos a pagar mais por informações que contribuam para melhorar o gerenciamento e a avaliação do desempenho de seus negócios.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.