Preceitos e Regras Éticas: Como Se Dá a Introjeção de Preceitos Éticos por Contadores e Técnicos em Contabilidade na sua Atuação Profissional

Autores

  • Erivan Ferreira Borges
  • Carlos Alberto Freire Medeiros

Palavras-chave:

Ética, Ética Profissional, Códigos de Ética, Preceitos Éticos

Resumo

    Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de caráter exploratório sobre os preceitos éticos presentes na atuação profissional dos contabilistas. Justifica-se pela necessidade de se conhecer quais são os elementos éticos que norteiam a atuação destes profissionais. Inicialmente é feita uma apresentação das abordagens ética, sociedade e código de ética profissional do contabilista. Nos aspectos metodológicos, indicados na segunda parte apresenta o método e técnicas estatísticas e procedimentos de coleta aplicados sobre a amostra de profissionais, técnicos e contadores, registrados junto ao Conselho Regional de Contabilidade do RN que atuam na cidade de Natal/RN. A pesquisa utilizou 20 indicadores de introjeção ética, construído a partir do apontado por Lisboa et al (1997) como elementos mínimos que devem constar num código de ética profissional. Por fim, apresenta os resultados da análise fatorial e teste T, demonstrando a interpretação de cada fator com base na revisão da literatura sobre ética profissional e da ausência d variação de introjeção éticas entre as categorias estudadas. Finalmente são apresentadas as conclusões e recomendações para a pesquisa da atuação ética.

Downloads

Publicado

2009-05-12

Como Citar

BORGES, E. F.; MEDEIROS, C. A. F. Preceitos e Regras Éticas: Como Se Dá a Introjeção de Preceitos Éticos por Contadores e Técnicos em Contabilidade na sua Atuação Profissional. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 49-72, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/326. Acesso em: 16 set. 2021.