Análise dos Estilos de Apredizagem dos Alunos e Professores do Curso de Graduação em Ciências Contábeis de uma Universidade Pública do Estado do Paraná com a Aplicação do Inventário de David Kolb
Palavras-chave:
Estilos de aprendizagem, Teste Kolb, Universitários, Ciências ContábeisResumo
Este artigo apresenta os resultados de pesquisa originada com a aplicação do Teste Kolb para identificar os estilos de aprendizagem dos alunos e professores do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Os dados coletados com 247 alunos e 22 professores, no ano de 2005, permitiram constatar que, muito embora o estilo predominante da maioria dos alunos pesquisados (53%) tenha se concentrado no grupo “experimentação ativa”, os professores em sua maioria (45%) mostram predominância no estilo denominado “conceituação abstrata”. Tal constatação indica uma discrepância entre o modo preferido de aprender dos alunos e o modo de ensinar dos professores. Ou seja, enquanto grande parcela dos docentes prefere ensinar através de conceitos e fundamentos, visando à produtividade e à competência, transmitindo habilidades para que os alunos saibam como fazer as coisas, a maior parte dos alunos, por sua vez, concentra-se no grupo que prefere aprender com professores que encorajam a aprendizagem experimental e a autodescoberta, e que procuram expandir os limites intelectuais de seus alunos. Urge portanto que os atuais métodos de ensino utilizados pelos professores sejam revistos inserindo-se estratégias mais adequadas aos diferentes modos de aprender dos alunos.
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