A Aula Expositiva no Ensino da Contabilidade

Autores

  • Douglas Tavares Borges Leal
  • Edgard Cornachione Júnior

Palavras-chave:

Educação da Contabilidade, Métodos de Ensino, Aula Expositiva

Resumo

    A aula expositiva é um método de ensino no qual o professor expõe em sala de aula conteúdos visando a sua compreensão pelos alunos. Percebe-se, porém que a utilização única deste método pode acarretar alguns problemas, como por exemplo, a passividade do aluno que não desenvolverá no processo de ensino-aprendizagem habilidades como o espírito crítico e participativo, tão importantes para o exercício da sua profissão. De acordo com diversas pesquisas, o grau de utilização deste método nos cursos superiores de Ciências Contábeis é surpreendente. Sendo assim, procurou-se verificar a relação entre a utilização deste método e a qualidade do aluno que se forma nos cursos de Ciências Contábeis no Brasil. Para tanto, foram realizadas pesquisas empírico-bibliográficas baseadas em entrevistas com professores e alunos do curso de Ciências Contábeis da FEA/USP e, também, em dados relativos ao Exame Nacional de Cursos (provão) promovido pelo INEP-MEC nos anos de 2002 e 2003. Como resultado, verificou-se que o desenvolvimento de competências de formação foi maior pelos contadores recém-formados que foram submetidos ao método de exposição combinado com participação do que pelos que tiveram preponderantemente o método da exposição nos seus cursos.

Downloads

Publicado

2009-05-11

Como Citar

LEAL, D. T. B.; JÚNIOR, E. C. A Aula Expositiva no Ensino da Contabilidade. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 91–113, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/307. Acesso em: 5 nov. 2024.