ANÁLISE DOS EFEITOS PROVOCADOS PELAS OPERAÇÕES DE FUSÕES E AQUISIÇÕES NO DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO DE EMPRESAS BRASILEIRAS

Autores

  • Emanoel Truta do Bomfim Universidade Estadual da Paraíba - UEPB Faculdade de Campina Grande - FAC
  • Aldo Leonardo Cunha Callado Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Palavras-chave:

Fusões e Aquisições, Empresas Brasileiras, Desempenho Econômico-financeiro.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo identificar os efeitos provocados pelas fusões e aquisições na variação do desempenho-econômico financeiro de empresas brasileiras de capital aberto que realizaram essas operações entre 2008 e 2014. Para testar a relação entre o desempenho econômico-financeiro das companhias após as fusões e aquisições (F&A), utilizou-se a técnica de dados em painel na forma estática, sendo os modelos estimados pelos métodos Pooled Ordinary Least Square (POLS) e efeitos aleatórios. As evidências indicaram que o crescimento interno produziu um maior retorno se comparado ao crescimento por F&A, demonstrando que as operações internas podem ser consideradas um fator primordial para o desempenho das firmas. Os resultados ainda demonstraram que houve geração de sinergias por meio das operações entre empresas do mesmo setor, conforme preceitua a hipótese das sinergias, e que a realização de mais de uma combinação de negócios gerou ganhos para as firmas. Por outro lado, o tamanho das companhias e as operações financiadas por meio de caixa (dinheiro), dívidas e por mais de uma modalidade de recurso reduziram o desempenho financeiro das empresas investigadas durante o período analisado. Dessa forma, concluiu-se que essas combinações de negócios são uma relevante estratégia para as companhias obterem melhoras no desempenho e realizarem sinergias.

Biografia do Autor

Emanoel Truta do Bomfim, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB Faculdade de Campina Grande - FAC

Mestre em Ciências Contábeis pela UNB/UFPB/UFRN

Professor da Faculdade de Campina Grande - FAC

Contador da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Aldo Leonardo Cunha Callado, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Agronegócios pelo Programa de Pós-Graduação em Agronegócios – UFRGS.

Professor Títular da Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-09-23

Como Citar

BOMFIM, E. T. do; CALLADO, A. L. C. ANÁLISE DOS EFEITOS PROVOCADOS PELAS OPERAÇÕES DE FUSÕES E AQUISIÇÕES NO DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO DE EMPRESAS BRASILEIRAS. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 27, n. 3, p. 105-123, 2016. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/3044. Acesso em: 27 out. 2020.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)