ANÁLISE DOS EFEITOS PROVOCADOS PELAS OPERAÇÕES DE FUSÕES E AQUISIÇÕES NO DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO DE EMPRESAS BRASILEIRAS
Palavras-chave:
Fusões e Aquisições, Empresas Brasileiras, Desempenho Econômico-financeiro.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo identificar os efeitos provocados pelas fusões e aquisições na variação do desempenho-econômico financeiro de empresas brasileiras de capital aberto que realizaram essas operações entre 2008 e 2014. Para testar a relação entre o desempenho econômico-financeiro das companhias após as fusões e aquisições (F&A), utilizou-se a técnica de dados em painel na forma estática, sendo os modelos estimados pelos métodos Pooled Ordinary Least Square (POLS) e efeitos aleatórios. As evidências indicaram que o crescimento interno produziu um maior retorno se comparado ao crescimento por F&A, demonstrando que as operações internas podem ser consideradas um fator primordial para o desempenho das firmas. Os resultados ainda demonstraram que houve geração de sinergias por meio das operações entre empresas do mesmo setor, conforme preceitua a hipótese das sinergias, e que a realização de mais de uma combinação de negócios gerou ganhos para as firmas. Por outro lado, o tamanho das companhias e as operações financiadas por meio de caixa (dinheiro), dívidas e por mais de uma modalidade de recurso reduziram o desempenho financeiro das empresas investigadas durante o período analisado. Dessa forma, concluiu-se que essas combinações de negócios são uma relevante estratégia para as companhias obterem melhoras no desempenho e realizarem sinergias.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.