Desmistificando as Limitações do Uso do Custeio por Absorção
Palavras-chave:
Custeio por absorção, Limitações dos STC's, GerenciamentoResumo
Muitos estudiosos criticam os Sistemas Tradicionais de Custos – STC's há algum tempo, deixando assim os leitores sem saber como e quando utilizar determinados critérios. O Custeio por absorção é o principal alvo dessas críticas, pelo fato de trabalhar intensamente com os custos indiretos, distribuindo-os através de bases duvidosas entre os departamentos e entre os produtos. Por um outro lado, dependendo da operacionalidade da empresa, pode ser considerado um instrumento eficaz no gerenciamento, para a determinação e avaliação de custos unitários, como também para decisão de fixação de preços nos orçamentos. Desmistificar suas limitações, pode atender às necessidades de muitos leitores que só conhecem estas limitações, sem, muitas vezes, examinar suas potencialidades. Esta idéia, portanto, constitui o principal objetivo deste artigo, cujo traçado metodológico é representado pelo rastreamento fino da bibliografia referente ao estudo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.